CF SOUZA MARQUES

Praça do Patriarca, s/n - Madureira - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21310-440 | ☎ Telefone: (21) 3350-5563
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h
Gerente: Roberto Rangel | CNES 5417708 - ESF: 10 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

25 de jul. de 2015

Vacinação contra a poliomielite.

Vacinação contra a poliomielite.

Atenção pessoal, vamos nos programar do dia 15 a 31 de agosto teremos campanha de vacinação contra a poliomielite. Teremos o dia D em 15/08 das 9 às 17h.


Quais as verdades sobre o surto de caxumba no Rio De Janeiro?

Quais as verdades sobre o surto de caxumba no Rio De Janeiro?

Dr. Daniel Soranz, Secretário municipal de saúde, explica tudo que você precisa saber sobre o assunto: 

- Quantos casos de caxumba ocorreram na cidade do Rio de Janeiro em 2015?
- 554 casos desde o início do ano distribuídos em 30 surtos em estabelecimentos fechados (escolas, creches, clubes, empresas, etc).
- A Caxumba é grave?
- A caxumba é uma doença infecciosa, de evolução benigna, que na maior parte das vezes se manifesta na infância, nos períodos de inverno e início de primavera. É transmitida de pessoa a pessoa, pelo contato com as secreções respiratórias (gotículas de saliva ou secreções nasais devido a espirros e tosses). Por isso é importante manter os calendários de vacinação das crianças sempre em dia e orientá-las aos cuidados adequados de higiene, como lavar sempre as mãos e não compartilhar copos, talheres, etc.
Trata-se de uma doença endêmica no país. No município do Rio de Janeiro, assim como em diversos outros municípios brasileiros e em outros países, há registro de surtos em estabelecimentos fechados, como em escolas e clubes.  A caxumba não é doença de notificação compulsória individual. Os casos só são notificados quando se configurar um aglomerado – ou seja, dois ou mais casos – para que sejam imediatamente adotadas as medidas de controle.
- Quem deve se preocupar? 
- A eficácia da vacina da caxumba é de 97%, desde que a situação vacinal esteja completa. Portanto, é importante manter os calendários de vacinação das crianças sempre em dia e orientá-las aos cuidados adequados de higiene, fundamentais para a prevenção, não só da caxumba, mas de diversas outras doenças.
Em caso de dúvida se a criança deixou de tomar alguma das vacinas, o responsável deve buscar orientação em uma unidade de Atenção Primária (clínicas da família ou centros municipais de saúde), levando a caderneta de vacinação. Se necessário, a situação vacinal da criança será regularizada com as doses que não tiverem sido aplicadas na época indicada.
- Qual vacina tomar? Quantas doses?
- A vacina contra a caxumba compõe as vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral e faz parte do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. É aplicada nas crianças em duas doses: aos 12 meses de vida (Tríplice Viral) e aos 15 meses (Tetra Viral). São necessárias as duas doses para a imunização completa.
- Quem já tomou precisa tomar novamente?
- A vacina é aplicada em duas doses (na Tríplice e na Tetra Viral) e deixa o indivíduo protegido por toda a vida. Não existe comprovação científica que aponte necessidade ou eficácia de dose de reforço, além das duas que compõem o esquema vacinal recomendado pelo Programa Nacional de Imunizaçõe.
A rede pública oferece esse tipo de vacina?
- Sim, a Tríplice Viral e a Tetra Viral fazem parte do esquema vacinal do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, e estão disponíveis, no município do Rio, em todas as unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde). Para saber qual a unidade mais próxima de sua residência, basta consultar pelo link:http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/onde-ser-atendido
- Qualquer um pode chegar ir ao posto e tomar?
- Todas as crianças de 12 e de 15 meses recebem as vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, respectivamente.
Para indivíduos de outras faixas etárias que tenham dúvida se tomaram as duas doses necessárias da vacina, recomenda-se que procurem uma unidade de Atenção Primária, com a caderneta de vacinação, para verificação da situação vacinal. Caso constatado que falte alguma das doses ou a situação vacinal seja desconhecida, a vacina indicada será aplicada, conforme esquema recomendado para cada faixa etária: para quem NUNCA foi vacinado ou sem nenhuma informação sobre a situação vacinal, até 19 anos recomenda-se duas doses com 30 dias de intervalo; acima de 20 anos, recomenda-se dose única.

Para quem for viajar, principalmente para o Exterior, e tiver dúvidas sobre sua situação vacinal, recomenda-se que procure uma unidade de saúde para tomar as vacinas necessárias, pois na viagem poderá entrar em contato com os vírus eventualmente circulantes naquele país.

Saúde lança protocolo para uso de medicamentos em situações de exposição de risco ao HIV

Saúde lança protocolo para uso de medicamentos em situações de exposição de risco ao HIV

Documento simplifica prescrição para tratamento de PEP nos serviços de saúde e reduz tempo de acompanhamento de seis para três meses
A profilaxia pós-exposição (PEP) do HIV unificada no Sistema Único de Saúde (SUS) passa a valer na rede pública ainda este mês. O novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas: Profilaxia Antirretroviral Pós-Exposição de Risco para Infecção pelo HIV – publicado nesta quinta-feira (23) no Diário Oficial da União – integra os três tipos de PEP existentes: acidente ocupacional, violência sexual e relação sexual consentida. O documento recomenda também a redução do tempo de acompanhamento do tratamento de seis para três meses.
O protocolo recomenda que os medicamentos utilizados para o tratamento sejam ministrados até 72 horas após a exposição ao vírus. O ideal é que seu uso seja feito nas primeiras duas horas após a exposição ao risco. Ao todo, são 28 dias consecutivos de uso dos quatro medicamentos antirretrovirais previstos no novo protocolo (tenofovir + lamivudina + atazanavir + ritonavir). Em 2014, foram ofertados 22 mil tratamentos em todo o país. A rede de assistência conta atualmente com 517 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), 712 Serviços de Assistência Especializada (SAE) e 777 Unidades de Distribuição de Medicamentos (UDM).
“A grande vantagem desse protocolo é a simplificação e unificação da PEP em um esquema único de medicamentos. Com isso, não será preciso um especialista em aids para dispensar a PEP. Isso não só irá ampliar o acesso à população de forma geral, mas também facilitar o procedimentos para os profissionais de saúde como um todo”, explicou o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita.
Para 2014, a PEP contou com investimento de R$ 3,6 milhões, ou seja, 0,4% do total de R$ 864 milhões investidos com antirretrovirais no ano passado. Disponível desde a década de 1990 no SUS, o procedimento foi implantado, inicialmente, para os profissionais de saúde, como prevenção, em casos de acidentes de trabalho, com materiais contaminados ou possivelmente contaminados. Ainda em 1998, a PEP foi estendida para vítimas de violência sexual. Em 2011, o tratamento passou a incluir qualquer exposição sexual de risco, como o não uso ou o rompimento do preservativo.
Sendo assim, desde 2010 foram dispensados 87.891 tratamentos e a oferta da terapia quase dobrou de 2010 para 2014 – passando de 12 mil tratamentos para 22 mil. Antes da aprovação pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no SUS (Conitec), o novo protocolo ficou à disposição de profissionais de saúde e público em geral para consulta pública durante um mês.
O total de brasileiros com acesso ao tratamento com antirretrovirais no país mais do que dobrou entre 2005 e 2014, passando de 165 mil pacientes (2005) para 400 mil (2014). Atualmente, o SUS oferece, gratuitamente, 22 medicamentos para os pacientes soropositivos. Desse total, 12 são produzidos no Brasil.
CENÁRIO DA EPIDEMIA – Desde os anos 1980, foram notificados 757 mil casos de aids no Brasil. A epidemia no país está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20,4 casos a cada 100 mil habitantes. Isso representa cerca de 39 mil novos casos de aids ao ano. O coeficiente de mortalidade por aids caiu 13% nos últimos 10 anos, passando de 6,4 casos de mortes por 100 mil habitantes (2003) para 5,7 casos (2013).  De acordo com o Boletim Epidemiológico de HIV/Aids de 2014,  o público jovem é o que apresentou maior taxa de detecção da doença – passando de 9,6 por 100 mil habitantes (2004) para 12,7 por 100 mil pessoas (2013).

Sentidos do Nascer Exposição (24/07/2015).

Sentidos do Nascer Exposição (24/07/2015).

No dia 24/07 a clinica da Família Souza Marques esteve presente na exposição Sentidos no nascer, confiram as fotos!!!! Você já se imaginou grávida(o)? Como você nasceu, você sabe? E se pudesse escolher, como teria nascido? E no trabalho de parto, quando chega o filho,a mulher entende os sentidos do nascer. A exposição Sentidos do Nascer pretende contribuir para a mudança da percepção sobre o nascimento, incentivando a valorização do parto normal para a redução da cesariana desnecessária.






 Curta nossa Fanpage e vejam mais fotos!

Clube do Fubazinho!!!

Clube do Fubazinho!!!

Na data de 23/ 07/ 2015 , foi realizado no Auditório da CF Souza Marques, mais um Clube do Fubazinho. Esse grupo de Puericultura, atende os bebês de 0 a 2 anos da Equipe Fubà. Estiveram presentes nesta ação : Dr Luiz Gonzaga ( Médico)
Stephanie Santos ( Enfermeira)
Vivian Rodrigues ( TSB)
Edila de Carvalho ( ACS)
Graziele Salustriano ( ACS)
Veronica Oliveira ( ACS)
Fátima ( ACS)
Marcileide Dantas ( ACS).





 Veja mais fotos!!!

Despedida da RT em enfermagem Rafaelle Jame (Licença Maternidade)

Despedida da RT em enfermagem Rafaelle Jame (Licença Maternidade)

No dia 07/07/2015 aconteceu na CF Souza Marques a despedida (licença maternidade) da nossa querida RT em enfermagem Rafaelle James. Que seja bem vinda a Valentina cheia de saúde!! Sinceros votos da Clinica da Família Souza Marques.








 Curta a fanpage e veja mais fotos!

6 de jul. de 2015

Defina seu roteiro cotidiano

Defina seu roteiro cotidiano

Este é o manual para quem já se desprendeu da poltrona ou do sofá. Agora é olhar para o futuro. Defina seu roteiro cotidiano. Pratique esta ideia. 

PSE Sobre alimentação saudável na Escola Mozart Lago. Equipe Comendador Pinto (TELES).

PSE Sobre alimentação saudável na Escola Mozart Lago. Equipe Comendador Pinto (TELES).

Dia 02 de Julho a equipe Comendador Pinto (TELES) fez um PSE (Programa de Saúde na escola) Mozart Lago com o tema de alimentação saudável. Lembrando que a alimentação saudável é a alimentação ou nutrição na qual deve-se comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem fisicamente , intelectualmente, dependendo do hábito alimentar.

Nutricionista: Karina
Enfermagem: Lygia Mayumi e Luana
Agente comunitária de Saúde: Karla.



 https://www.facebook.com/pages/Clinica-da-Fam%C3%ADlia-Souza-Marques/1572443102994481

Capacitação de Curativo CFSM

Capacitação de Curativo CFSM

Dia 30 de Junho, nossa RT em enfermagem Rafalle Jame fez um curso para capacitação de curativo com a equipe de enfermagem da Clinica Souza Marques. Nesse curso foi apresentado diversas coberturas, pomadas e tratamentos para agilizar a cicatrização das feridas dos nossos pacientes.



Capacitação de TUBERCULOSE

Capacitação de TUBERCULOSE

Aconteceu no CMS Alice Tibiriça no dia 29 de Junho capacitação sobre tuberculose e preenchimento de fichas. Os profissionais Bernardo Coupêe e Ligya Mayumi responsáveis pelo grupo de tuberculose aqui na Clinica da Família Souza Marques foram participar dessa capacitação.


Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
14133 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.