CF SOUZA MARQUES

Praça do Patriarca, s/n - Madureira - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21310-440 | ☎ Telefone: (21) 3350-5563
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h
Gerente: Roberto Rangel | CNES 5417708 - ESF: 10 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

30 de abr. de 2013

Saúde Carioca Anima o HiperDia sem Tensão!

Saúde Carioca Anima o HiperDia sem Tensão!



     Hoje, a unidade comemorou o Hiperdia Sem tensão. Essa data foi criada para comemorar o Dia Nacional de Combate a Pressão Arterial Elevada que é uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. A pressão sanguínea envolve duas medidas, sistólica e diastólica, referentes ao período em que o músculo cardíaco está contraído (sistólica) ou relaxado (diastólica). Os componentes do Grupo de hipertensão se reuniram para conversar sobre esse assunto muito importante. Sob a batuta do Médico Marcos Marzollo, uma vez que a Enfermeira Graça estava de férias, junto com os Agentes Comunitários de Saúde Rafael Moura, Raphael Silva, Eliane Cursino, Darliene, Marcileide, Graziele e Deborah além da nutricionista Tamy Nunes e da Educadora Física Priscila Duarte. 
   E de convidados muito ilustres: os amigos da Saúde Carioca. Os cadastrados começaram a reunião com uma dose de humor e alongamento ministrado pela Educadora Física, logo após, os amigos da Saúde Carioca (Grupo de Vigilantes , AVS, que busca com humor conscientizar a população a respeito de temas importantes voltados a realidade da comunidade) trouxeram a História do Coração. E foram agraciados com um mar de aplausos. No fim do dia, os cadastrados tiraram muitas duvidas a respeito de hipertensão, Relembrando: A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para a ocorrência do acidente vascular cerebral, trombolembólico ou hemorrágico, enfarte agudo do miocárdio, aneurisma arterial (por exemplo, aneurisma da aorta), doença arterial periférica, além de ser uma das causas de insuficiência renal crônica e insuficiência cardíaca. Mesmo moderado, o aumento da pressão sanguínea arterial está associado à redução da esperança de vida.




29 de abr. de 2013

Trabalhando com Decoupagem... Grupo do Idoso

Trabalhando com Decoupagem... Grupo do Idoso

Neste dia foi realizado no auditório da unidade de saúde CF Souza Marques, a TARDE DO ARTESANATO, no período de 14:00hs às 17:00hs. A atividade teve como objetivo estimular a autonomia dos participantes, elevar a autoestima, socializar o grupo e desenvolver a criatividade e movimentos manuais. Foi realizado decoupagem em sabonetes. Para isso foi convidada a Sra. Maria do Carmo, artesã, mãe da técnica de Enfermagem da Equipe Padre Manso Beatriz. Os participantes foram orientados a trazer seus respectivos materiais. A Arte foi realizada com sucesso tendo atingido as nossas expectativas. A atividade teve a participação de 27 usuários e 10 profissionais da unidade, dentre eles: Cirurgiã Dentista Carla, Cirurgiã Dentista Roseane, Auxiliar de Saúde Bucal Valéria, Agente Comunitária de Saúde Cláudia, Agente Comunitária de Saúde Maria das Dores, Agente Comunitária de Saúde Karla, Agente Comunitária de Saúde Miguel, Agente Comunitária de Saúde Renato, Agente Comunitária de Saúde Thaís, Educadora Física do Núcleo de Apoio de Saúde a Família Priscila.





Mais um encontro com a E.M. Paraná

Mais um encontro com a E.M. Paraná

  Programa de Saúde da Família, através da Clínica da Familia  Souza Marques, realizou na tarde de Segunda Feira (29) com adolescentes vinculados a E.M. Paraná, escola vinculada aquela região e comemorar a volta do grupo de adolescentes. O evento foi coordenado pela enfermeira Jemina Prestes e a Dra. Thais Yamamoto que abordaram temas, como: Quem eu sou? O que eu quero ser? A dinâmica foi participativa e discursiva. O grupo de Adolescentes formado por mais de 20 jovens da comunidade de Fubá e Campinho, serão multiplicadores de informações sobre auto-estima e mobilizações nas ações de saúde desenvolvidas na comunidade. Também discutiram sobre ser adolescente, que é um período em que ocorrem diversas modificações físicas, intelectuais e morais, sendo que essas mudanças ocorrem com uma rapidez maior do que em qualquer outra fase da vida. Jemina lembrou que na adolescência o jovem passa a se espelhar em terceiros, como professores, artistas de televisão, esportistas e até mesmo em colegas mais velhos, abrindo diversas portas e através dessas portas irá se relacionar com o mundo, por isso mesmo é preciso saber qual a porta deverá se fechada e qual poderá continuar aberta para fortalecer sua formação, autonomia e senso de responsabilidade.
Segue abaixo fotos da ação:

Clíque aqui para ver mais fotos.

28 de abr. de 2013

Gengivite dificulta controle da diabetes

Gengivite dificulta controle da diabetes

   A Academia Americana de Periodontia (especialidade que contempla a gengiva) e a Fundação Internacional de Diabetes afirmaram em notícia recente que a saúde da boca tem papel fundamental na prevenção e em pessoas que têm diabetes. 
   A gengivite, por exemplo, que se caracteriza por inchaços e sangramentos na gengiva, além de causar mau-hálito, pus, amolecimento e mudança na posição dos dentes, provoca também o aumento da resistência à insulina, dificultando o controle do açúcar no sangue. Segundo a IDF (International Diabetes Foundation) hoje, a diabetes afeta aproximadamente 246 milhões de pessoas por todo o mundo. 
   Agora, a Academia Americana de Periodontia divulgou uma resolução nos EUA que estimula os profissionais de odontologia e de medicina a trabalharem juntos. A gengivite provoca aumento da resistência à insulina 
   Por isso, a IDF lançou um novo guia que contem recomendações clínicas sobre tratamento da gengiva, escrito em colaboração com a FDI (World Dental Federation), e encoraja profissionais da saúde nos EUA a conduzir questionários anuais sobre sintomas de doenças na gengiva, como gengivas inflamadas ou avermelhadas, sangramento durante a escovação, e também a educar seus pacientes com diabetes sobre as implicações da condição da boca, especialmente da saúde da gengiva. 
   A preocupação com os dentes e gengiva ajuda a prevenir doenças bucais, e os diabéticos devem ter atenção redobrada com relação a isso. Ao se iniciar um tratamento dentário deve ser informado ao dentista que se tem diabetes, pois alguns dos procedimentos serão alterados em função disso. E na hora da consulta médica para diabetes, é preciso informar se o paciente tem gengivite, pois esse mal deverá ser controlado, a fim de se controlar a diabetes. 
   Vale lembrar que os Diabéticos devem dar um cuidado todo especial aos dentes, as visitas ao dentista devem ser regulares, além da preocupação com a ingestão de alimentos que possuem grande quantidade de açúcar.

                  

Entenda o que acontece com o corpo da mulher na gravidez

Entenda o que acontece com o corpo da mulher na gravidez

  Muito se fala sobre as alterações no corpo da mulher durante uma gestação. Em um curto período, apenas nove meses, ele sofre uma série de mudanças rápidas, tanto física como psicológicas. 
   Biologicamente, a gravidez tem início quando um óvulo é penetrado por um espermatozoide. Cerca de um dia depois de unidos, eles se fundem e o corpo da mulher começa a se preparar para carregar um novo ser dentro de si até que ele esteja pronto para nascer. 
    O início da gestação se caracteriza por um processo intenso de divisão celular. Durante o percurso do embrião a caminho do útero, características do futuro bebê já estão sendo decididas como a aparência física, o sexo e possíveis doenças. 
   Em função disto, recomenda-se a gravidez planejada. "Algumas das definições de saúde do bebê já são prontas nos primeiros dias após a concepção, e as condições físicas da mãe são determinantes para isto. 
   Por exemplo, o ácido fólico, uma vitamina capaz de proteger o bebê de doenças graves como a espinha-bífida e a anencefalia, só funciona se já estiver presente no organismo da mãe desde o momento da fusão espermatozoide com o óvulo". 
   As cinco primeiras semanas de uma gestação são marcadas pela mastalgia: o aumento do volume e uma sensação incomoda nas mamas. Aliás, um conjunto de desconfortos muito semelhante ao período pré-menstrual, a não ser pelo surgimento do tradicional enjôo matinal que pode acabar confirmando suspeitas de uma gravidez. 
   Sobre o enjôo, durante este período toda a região abdominal está se organizando para acomodar o útero e o embrião para os meses de gestação. Então o intestino precisa encontrar um novo lugar para ficar, o útero necessitará de espaço para se acomodar na região do baixo ventre, exatamente onde mais tarde ficará a barriga saliente da grávida. 
    Esta fase é caracterizada pelas sensações de mal-estar. "Não adianta pensar que com você vai diferente, que você não vai sofrer. É natural, os desconfortos são reflexos dos ajustes do nosso corpo enquanto corremos para oferecê-lo a outro com todo conforto". Durante este período as sensações de movimento ainda não são do bebê. "O feto não mexe até o início do quinto mês, antes disto, se a mulher diz que sente o beber mexer é provável que sejam seus intestinos". 
   Do quinto ao final do sétimo mês é o momento em que a gestante desfruta do melhor momento. Mas isto vai depender dos cuidados que a mulher teve anteriormente. "Hábitos adequados e um estilo de vida saudável são fundamentais para tirar o melhor desta fase". A partir do quinto mês a barriga está evidente e as formas do corpo da mulher ficam ainda mais proeminentes. 
   É quando a gestante entra no oitavo mês que o acompanhamento pré-natal revela sua importância. Ao contrário do que muitas mulheres pensam, o acompanhamento médico não serve para amenizar ou remediar os desconfortos da gravidez, mas sim diagnosticar alguma doença com antecedência. 
   "É comum que mulheres que sejam pré-dispostas à diabetes e à pressão alta as desenvolvam durante a gravidez. Outro caso bastante recorrente é a infecção urinária que pode estar lá, mas tem seus sintomas escondidos pela própria gestação". O oitavo e o nono mês são tipicamente conhecidos pelas dores. 
   "A essa altura o peso do bebê dificulta os movimentos, os inchaços nas extremidades aumentam e para algumas mulheres fica difícil até mesmo encontrar uma posição confortável para dormir". Por isto é tão importante a prática de exercícios físicos moderados, uma alimentação balanceada e a ingestão de muita água. 
   "O fato é que ao final da gravidez a mulher está exausta. Foram nove meses de dedicação exclusiva. Existe muita expectativa em torno do nascimento, que em geral terminar de consumir as energias da mãe que acaba exaurida. É quando entra em ação a ocitocina, mesmo hormônio produzido com o orgasmo, que a reanima. Dar à luz é completar uma missão para a gestante que trabalhou arduamente durante os nove meses".

                  

27 de abr. de 2013

Seis tipos de massagem para aliviar o estresse

Seis tipos de massagem para aliviar o estresse

  Quem é que nunca se viu cansado e irritado no final de um dia corrido? Situações de tensão acontecem frequentemente na vida de todos nós. Congestionamentos, problemas no trabalho, preocupações em casa, falta de tempo para fazer diversas coisas. 
   Tudo isso e mais uma série de fatores, com certeza, deixam qualquer um estressado. Para aliviar essa tensão, nada melhor do que relaxar com uma massagem terapêutica. Qualquer pessoa pode fazer, independente da idade. "
   Além de livrar os músculos das tensões, a massagem ajuda também a amenizar alguns desequilíbrios como a dor, fadiga e má postura". Os únicos cuidados devem ser tomados com quem está em período pós-operatório, com febre, inflamação e outras doenças graves. Para diminuir os efeitos do corre-corre, escolhemos seis tipos de massagem que acabam com seu estresse e mantêm sua saúde física e mental em equilíbrio. 

Shiatsu 
   Técnica oriental milenar que utiliza os dedos e a palma das mãos para fazer pressão sobre a pele, atingindo os pontos trabalhados na acupuntura. Mais do que uma massagem, o shiatsu faz parte da medicina chinesa e tem como benefícios relaxamento, energização, liberação dos pontos de tensão muscular e melhora da função dos órgãos internos. "O shiatsu é importante para aliviar o estresse porque promove re-equilíbrio energético de todos os sistemas corporais, incluindo aquele responsável pelas emoções". 

Reflexologia 
É um sistema terapêutico de estimulação dos pontos (nos pés e região) através da pressão, fricções e massagens. Essa técnica baseia-se no princípio de que todos os órgãos, sistemas, músculos e glândulas têm "terminais" no pé. Sua estimulação facilita a circulação sanguínea, oxigena o organismo, elimina bloqueios responsáveis por distúrbios de determinado órgão e promove um re-equilíbrio. "A reflexologia foca a massagem nos pés, causando um imenso relaxamento, sensação de prazer e bem-estar". 

 Massagem clássica terapêutica 
   Trata-se de uma massagem mais específica, feita em determinadas regiões para aliviar a dor músculo-esquelética. De acordo com a fisioterapeuta, para aliviar o estresse, essa técnica pode ser associada a uma massagem reflexa. "Trabalhando essa duas massagens em conjunto é possível liberar os pontos de tensão muscular, ocasionados por emoções mal trabalhadas". 

Massagem relaxante
    É uma técnica mais suave que utiliza movimentos deslizantes e leves, com uso de óleos aromáticos, proporcionando uma sensação de conforto e descanso. Segundo Vanessa, essa massagem é indicada para fins de relaxamento, efeito anti-estresse, combate à irritabilidade, falta de concentração e má circulação sanguínea. "A técnica reduz a tensão muscular, provocando a calma e um relaxamento mental". 

Reiki 
   Uma técnica tradicional que se baseia na transmissão de energia pela simples imposição das mãos em posições específicas na cabeça, no tórax, no abdômen e nas costas. 
   O Reiki é um acelerador no processo natural de cura e não interfere no tratamento médico. Gera resultados positivos nos aspectos físicos, mentais e espirituais. Além de aliviar o estresse, sua eficácia é comprovada na cura de ferimentos, cortes, queimaduras, dores de cabeça, TPM, problemas de coluna, angústia, síndrome do pânico e depressão. 

Terapia das pedras quentes 
   De origem oriental, essa técnica consiste em equilibrar as energias do corpo, relaxar a musculatura e beneficiar o organismo, através de massagem no corpo com pedras vulcânicas e sedimentares. Produz reações fisiológicas e orgânicas, além de provocar respostas sedativas e re-energizadoras que equilibram o corpo. 

Dica 
   Antes de se submeter a qualquer técnica, Vanessa alerta que é fundamental consultar um especialista que possa identificar seus problemas e indicar o melhor tipo de massagem. Ela ressalta ainda que, independente da indicação, a escolha deve ser sempre do paciente e não do terapeuta.

                  

26 de abr. de 2013

Você sabe respirar corretamente enquanto corre?

Você sabe respirar corretamente enquanto corre?

A corrida é uma atividade aeróbia bastante exigente, que envolve o metabolismo do oxigênio como fonte de energia. Daí a grande importância na maneira como você respira enquanto corre: isso determina o consumo de calorias e o rendimento do seu treino.
    Mas nada de paranóias. A respiração é algo natural e, portanto, vai variar seguindo as necessidades do seu corpo. Parado e sem se exercitar, seu corpo responde com a respiração nasal, que melhora a qualidade do ar que respiramos o nariz filtra e aquece o ar que vai chegar aos pulmões. 
   
Só que, durante uma atividade física aeróbia de intensidade forte, a prioridade é suprir a necessidade maior de ar. Por isso, não se force a ficar de boca fechada. Combine inspirações pela boca e pelo nariz, de acordo com a necessidade do seu corpo.
Inspire, expire! 
Seu corpo revela se você está respirando direito

    1. Olhe para o abdômen e para o peito: qual dos dois estufa primeiro? Se for o abdômen, perfeito. Do contrário, acalme-se e tente corrigir. A respiração pelo peito é chamada de curta ou alta. É de pouco fôlego e provoca ansiedade. No seu dia a dia, tente se observar. Treinando a respirar pela barriga, logo o exercício torna-se automático.
   2. Infle o abdômen na respiração e murche quando expirar. Solte o ar mais lentamente do que inspirou, aumentando a eliminação de gás carbônico e abrindo espaço nos pulmões para a entrada de oxigênio.
  3. A respiração correta faz o seguinte caminho: começa pelo abdômen, chega até a região das costelas e, por fim, atinge o tórax. Praticá-la é a melhor receita contra a famosa dor de lado , porque os movimentos diminuem a tensão no músculo do diafragma, envolvido na respiração. Quando a troca de ar é alta, este músculo é obrigado a se contrair e relaxar em intervalos muito curtos, gerando um espasmo espécie de cãibra que ocasiona a terrível dor na lateral do abdômen.


                  

HiperDia sem Tensão

HiperDia sem Tensão

  No dia de hoje, 01 de outubro de2013, foi realizado uma buscativa de cancer de boca.. 
    O encontro marcado para as 09:00 teve orientação da Dra. Carla Maxwuel e apoio da sua Auxiliar de Saúde bucal, Valéria e da Estagiária da Ufrj em odonto Vanessa. 
   O Câncer de Boca ainda apresenta uma alta incidência, principalmente no sexo masculino, e ainda assim observa-se um desconhecimento dos usuários em relação ao diagnóstico precoce. nbsp;
     Clínica da Família Souza Marques – A unidade realiza atendimentos em clínica médica, pré-natal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, coleta de exame colpocitológico oncótico, exames de testagem rápida em HIV, sífilis, gravidez, dengue e ECG. Oferece também atendimento odontológico: pré-natal odontológico, programa cárie zero, diagnóstico de câncer bucal, procedimentos curativos e preventivos. Grupos de hiperdia, gestantes, crianças, planejamento familiar, idosos e climatério. A clínica funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h, com uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas, técnicos e Auxiliares de Saúde Bucal e técnicos administrativos.

 
                  
Clíque aqui para ver mais fotos.


21 de abr. de 2013

Elimine o mau humor com esses alimentos

Elimine o mau humor com esses alimentos



A sua refeição pode ser melhor que muitas farmácias
Nada pior do que ficar mau humorado, principalmente nos momentos de descanso. Hábitos saudáveis como ter uma boa noite de sono e praticar exercícios físicos são amigos conhecidos no combate ao estresse. O que poucos sabem é que também é possível usar a alimentação para diminuir o nervosismo, a ansiedade e o cansaço. Alguns alimentos tem o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, diminuindo a irritação e espantando a tristeza, entre outros benefícios.  Confira essa lista e veja sobre cada alimento.
Alface 
Ótima para amenizar a irritação. O talo da alface possui uma substância chamada lactucina, que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato, a falta deste mineral pode causar depressão, confusão mental e cansaço. 
Banana 
Esta fruta diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono bem mais tranqüilo. Tudo isso graças à boa quantidade de carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique, pois possui vitamina B6, um dos responsáveis por produzir energia.
 
Frutos do mar 
Os alimentos vindos do mar são ricos em zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo ansiedade e cansaço. Também são boas fontes de
ômega 3 (gordura que auxilia na diminuição de colesterol ruim LDL na corrente sanguínea) e proteínas, ambos essenciais para o bom funcionamento do coração. 
Laranja 
Ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente, isso devido às boas concentrações de vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B. Essa fruta ainda é energética, previne a fadiga e hidrata.
Mel 
Esse alimento tem o poder de estimular a produção da serotonina, neurotransmissor responsável por nos dar uma sensação de bem-estar e prazer.
Uva 
A vitamina C e os flavonóides (antioxidantes), retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol ruim. Tem boas doses de vitaminas do complexo B, que ajudam o bom funcionamento do sistema nervoso.é rica em glicose, por isso é um bom energético. 
Ovos 
As substâncias que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência delas pode causar apatia, perda de memória e ansiedade.
Jabuticaba
É rica em carboidratos, que fornecem energia ao nosso organismo. Também é repleta de ferro não heme e vitamina C, que ajuda a aumentar as defesas do organismo e suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. 
Espinafre
Contém potássio e ácido fólico, que ajudam na prevenção da depressão. E ajuda a estabilizar a pressão arterial, além de garatir um bom funcionamento do sistema nervoso, graças as vitaminas A, C e do complexo B, fosfato e magnésio. 





20 de abr. de 2013

Campanha de Vacinação no Wall Mart

Campanha de Vacinação no Wall Mart

  Equipe Campinho no sábado (20/04) realizou a vacinação contra o vírus Influenza (Gripe) no mercado Walmart, visando atingir o maior número da população da area coberta pela vacina. Dentre os grupos prioritários estavam os idosos, diabéticos,cardíacos,imunossuprimidos entre outros. Com a participação da Enfermeira da Equipe Daniela Sampaio,a Gerente Marcela Novello , as Técnicas de Enfermagem Rute e Lucivania, Acs Rafael e Kizzes contando também com a participação da Adm Natácia e Dra Érika. Momento oportuno para orientações quanto a Gripe, grupos de risco e vacinação extremamente relevante para a Comunidade do Campinho.
Segue abaixo fotos da ação:

Clíque aqui para ver mais fotos.

Oito mitos sobre a prática de exercícios físicos

Oito mitos sobre a prática de exercícios físicos

  É ruim beber água durante a prática de exercícios? Abdominais queimam mesmo a gordura da barriga? Afinal, qual é o esporte mais completo que existe? São muitas as dúvidas que circulam nas academias e entre os grupos de treino. Por isso, não só esclarecemos esses mitos, como ainda damos dicas de como aperfeiçoar o treino com o objetivo de emagrecer. *Você sabe que o treino funcionou se sentir dores no dia seguinte.
   A dor que sentimos nos primeiros dias de treino está associada ao novo estímulo a que nosso corpo foi submetido, mas a sua persistência pode indicar que os exercícios têm sido feitos de maneira incorreta". Essa sensação é normal na primeira e até na segunda semana de treino, mas a sua constância não faz sentido após a aquisição de um condicionamento físico regular. Posteriormente, como o aumento da intensidade dos exercícios ou mesmo com a mudança da atividade, elas podem voltar, mas, novamente, por um curto período de tempo. 
    Fazer abdominais queima a gordura da barriga "Todos os exercícios localizados têm como função trabalhar uma musculatura específica e não a queima de gordura". Assim, quando fazemos abdominais, estamos apenas contraindo e relaxando os músculos do abdômen. Para eliminar a gordura, a melhor solução é investir em exercícios aeróbicos. O profissional ainda acrescenta que um abdômen desenvolvido contribui para a melhoria da postura, uma vez que quem não apresenta essa região do corpo trabalhada realiza uma espécie de compensação dos esforços físicos com a lombar. 
    O treino rende mais se for feito com o corpo envolto em plástico ou agasalhos Não é porque você sente mais calor ou transpira mais que está fazendo o treino render mais. Isso significa apenas que a perda de água - e não de gordura - está sendo maior. Mesmo que os ponteiros da balança evidenciem um singelo aumento na perda de peso, ele será recuperado assim que a pessoa se hidratar. 
   É ruim beber água durante a prática de exercícios É fundamental hidratar-se durante a prática de exercícios. Afinal, você perde água e nutrientes enquanto malha. Além disso, o consumo de água está associado a uma maior resistência muscular, à regulação da temperatura corporal e à prevenção de cãibras. 
   "Em treinos puxados, é recomendada a ingestão de 500 ml de água ou de algum isotônico a cada meia hora de exercícios". 
Em treinos de curta duração, a pessoa pode até esperar o término da atividade para beber água, mas, no caso daqueles de longa duração, torna-se necessária a hidratação durante o treino com água e isotônicos, que também irão repor os sais minerais perdidos. 
    Musculação engorda Ganhar peso não significa engordar. 
    Quem malha fica mais pesado porque está ganhando massa muscular, e não gordura. Há uma mudança positiva da composição corporal: você perde medidas sem necessariamente perder peso. Não adianta investir em um treino de musculação e não equilibrar a dieta. Quem tem uma alimentação desregrada, que excede o número de calorias que o treino é capaz de queimar, naturalmente irá engordar. 
    Fazer exercício de curta duração não traz benefício Para praticarmos exercícios, precisamos de energia, cujas fontes estão estocadas em nosso corpo sob três formas: creatina fosfato (consumida prioritariamente no primeiro minuto de treino), glicogênio (consumido prioritariamente entre um e 30 minutos de treino) e gordura (consumida prioritariamente após os 30 minutos de treino). Em outras palavras, esses três "combustíveis' são queimados simultaneamente durante o treino, mas, como há uma preferência do corpo em utilizar mais um do que outro, algumas pessoas entendem que só valeria a pena se exercitar se a atividade durasse mais do que 30 minutos. Um treino forte de 20 minutos queima mais gordura do que uma caminhada lenta de uma hora. 
    Por isso, o tempo é importante, mas não define tudo. *A natação é o esporte mais completo que existe Não existe um esporte que seja mais completo que outro. Cada modalidade é adequada a determinado tipo de pessoa e será mais indicada dependendo do objetivo de quem treina. Alguns querem queimar gordura, outros desejam ter um corpo definido e há aqueles que praticam esportes, sobretudo, pelo bem-estar e convívio social que ele proporciona. 
   O importante é se permitir experimentar diferentes modalidades para, um dia, encontrar aquilo que te traz total satisfação. *Quanto mais exercício fizer, mais rápido irá emagrecer Embora exercícios sejam importantíssimos para a saúde e representem um meio efetivo de emagrecimento, o carro chefe para atingir tal meta é a dieta. 
   "O exercício muda a composição corporal, mas é fundamental seguir uma alimentação balanceada, ou seus resultados serão mínimos". Se o objetivo é perder alguns quilinhos, recomenda-se treinos não muito longos, mas de forte intensidade, pois o gasto calórico será maior.

                  

19 de abr. de 2013

Conheça exercícios que ajudam a definir os músculos da perna

Conheça exercícios que ajudam a definir os músculos da perna

    Para conseguir as tão desejadas pernas torneadas não bastam massagens modeladoras, sessões de drenagem linfática ou dietas  milagrosas. É preciso puxar ferro. Quem quiser ter músculos bem desenvolvidos, precisa investir em exercícios localizados. "Com um mês de prática, duas a três vezes por semana, já dá para ver os primeiros resultados". 
    Antes de começar a malhar, é importante entender como funciona o conjunto. Lembre-se que os músculos 
das coxas são os maiores e os mais potentes do nosso corpo. Podemos dividi-los em quatro grupos: o quadríceps (parte da frente da coxa), o bíceps femural (parte de trás da coxa), os adutores (parte interna da coxa) e o tríceps sural (panturilhas).  

    Na sala de musculação, uma boa escolha para começar a jornada é o leg press, que trabalha todos esses músculos. A máquina pode ter inclinação zero ou até 90 graus, mas é considerada por muitos o "vilão das academias". Tome cuidado para que suas pernas não excedam os 90 graus de flexão, entre o quadril e o tronco, o que pode causar lesões. Outra opção que trabalha vários músculos ao mesmo tempo é o agachamento (com as pernas paralelas), ou afundo (com as pernas uma à frente da outra). 
    O leg curl direciona o esforço para a parte de trás das coxas, enquanto o leg extension trabalha os músculos da frente. O treino completo também deve incluir exercícios de adução, para a parte de dentro da coxa, e abdução, para a lateral, onde ficam os tão indesejados culotes. Vale lembrar que esses
exercícios podem ser feitos tanto na máquina, como com o auxílio de caneleiras. Se você tem problemas de coluna, ou em alguma articulação, lembre-se de procurar um médico, para que ele lhe indique qual o exercício mais apropriado. 
    Já quem optar pelas aulas de ginástica localizada, pode unir o útil ao agradável. Ao contrário do que muitos pensam, elas têm, sim, gasto calórico. Você pode queimar até 200 calorias em meia hora de aula específica para pernas e glúteos. Mas o ideal é conciliar com treinos aeróbicos, para dar adeus de vez às gordurinhas. Opte pelo ciclismo indoor, que além de aumentar a resistência das pernas, tem um gasto de até 700 calorias, em uma hora. 
   Apesar dessas aulas serem frequentadas por mulheres de 20 a 45 anos, elas não têm contra-indicações. Os benefícios? Aumento da força e resistência, melhora do tônus muscular, aumento da massa magra, melhora da disposição física, do bem-estar emocional, da auto-estima e emagrecimento. Mas não se engane: as pernas de dar inveja só virão se você mantiver uma atividade regular, de duas a três vezes por semana. Os primeiros efeitos são vistos já no primeiro mês. Mas os resultados significativos, mesmo, só chegam entre o segundo e terceiro mês.  
    E naquela semana em que você está sem tempo para a academia adote pequenos hábitos em seu cotidiano. Esqueça o elevador e vá de escada. Para aumentar o esforço, suba dois degraus de uma vez só. Se quiser tornear as panturrilhas, a dica é subir na ponta dos pés. 
    Se for pegar ônibus ou metrô, prefira viajar em pé, sem se segurar em nada. Mas se concentre para não cair. Enquanto você faz força para se equilibrar, acaba exigindo mais da sua musculatura. Em casa, quando assistindo tevê, pegue uma bola de tamanho médio e coloque entre seus joelhos. Pressione forte, contando até quatro, e solte devagar, também contando até quatro. Repita quantas vezes puder. Terminou de ver TV e vai se levantar? Esqueça a ajuda dos braços. Concentre a força no calcanhar e tente ficar de pé só com o movimento das pernas. 


                  

15 de abr. de 2013

Grupo de Adolescentes Retoma as Atividades

Grupo de Adolescentes Retoma as Atividades

  Programa de Saúde da Família, através do CF Souza Marques, realizou na tarde de Segunda Feira (15) com adolescentes vinculados a EM Paraná, escola vinculada aquela região e comemorar a volta do grupo de adolescentes. O evento foi coordenado pela enfermeira Jemina Prestes e a Dra. Thais Yamamoto que abordaram temas, como: Quem eu sou? O que eu quero ser? A dinâmica foi participativa e discursiva. O grupo de Adolescentes formado por mais de 20 jovens da comunidade de Fubá e Campinho, serão multiplicadores de informações sobre auto-estima e mobilizações nas ações de saúde desenvolvidas na comunidade. Também discutiram sobre ser adolescente, que é um período em que ocorrem diversas modificações físicas, intelectuais e morais, sendo que essas mudanças ocorrem com uma rapidez maior do que em qualquer outra fase da vida. Jemina lembrou que na adolescência o jovem passa a se espelhar em terceiros, como professores, artistas de televisão, esportistas e até mesmo em colegas mais velhos, abrindo diversas portas e através dessas portas irá se relacionar com o mundo, por isso mesmo é preciso saber qual a porta deverá se fechada e qual poderá continuar aberta para fortalecer sua formação, autonomia e senso de responsabilidade.
Segue abaixo fotos da ação:

Clíque aqui para ver mais fotos.

14 de abr. de 2013

Dormir muito ou pouco pode envelhecer o cérebro em até sete anos

Dormir muito ou pouco pode envelhecer o cérebro em até sete anos

  Tempo ideal de sono estaria entre seis e oito horas diárias 
   Exagerar nas horas do sono é prejudicial tanto quanto dormir pouco. Um estudo feito pela University of London, Inglaterra, e publicado pelo periódico Sleep, indica que dormir menos de seis horas ou mais de oito horas diárias pode envelhecer o cérebro em até sete anos, já que aumenta a velocidade do declínio cognitivo e afeta habilidades, como o raciocínio. 
   A pesquisa alerta que a piora das funções cerebrais pode até mesmo adiar o declínio físico, causando morte precoce. Os testes feitos pelos pesquisadores mediram memória, raciocínio, vocabulário, fluência fonêmica, estado cognitivo global e fluência semântica em 5.431 voluntários (1.459 mulheres e 3.972 homens) de 45 a 69 anos de idade, durante cinco anos. Entre as pessoas que dormiram mais do que o recomendado, 7 a 8% tiveram resultados inferiores em todos os testes cognitivos, menos nos relacionados à memória verbal de curto prazo. Já entre os que dormiram menos que o indicado, um quarto das mulheres e 18% dos homens sofreram diminuição em sua capacidade de raciocínio e vocabulário. 
   Os pesquisadores observaram que as mulheres que dormiram por, aproximadamente, sete horas por noite renderam os melhores resultados de todas as medições cognitivas, seguido por seis horas de sono. Os homens obtiveram resultados satisfatórios quando dormiram entre seis e oito horas, sendo que apenas sonos muito curtos (de menos de seis horas) ou muito longos (mais de oito horas) foram associados a resultados baixos. 
   Assim, pessoas que dormem o tempo ideal, segundo a pesquisa, vivem mais. Enquanto pessoas que dormem tempo insuficiente possuem suas capacidades cerebrais reduzidas, quem dorme o suficiente fica mais longe de doenças mentais e físicas, garantindo melhor qualidade de vida no período que precede a terceira idade. Garantindo uma boa noite com alimentação Para garantir uma boa noite de sono, até mesmo a alimentação tem um papel importante. Existe nos alimentos uma substância que favorece o trabalho do nosso corpo em restabelecer o equilíbrio durante a noite: o triptofano. 
   "Uma vez no cérebro, ele aumenta a produção da serotonina, substância conhecida como o hormônio do bom humor, que tem poder sedativo e ajuda a induzir e melhorar o sono". Essa substância pode ser encontrada em carnes magras, peixes, leites e iogurtes desnatados, queijos brancos e magros, nozes, banana e leguminosas. A serotonina ainda regula o nosso relógio biológico. A insulina também tem papel importante no padrão do sono. 
   Hipoglicemia, ou baixa quantidade de açúcar no sangue, costuma ocorrer à noite porque é quando não nos alimentamos. Quando o nível de glicose cai, a adrenalina é liberada como uma fonte secundária. Como o hormônio é estimulante, pode causar distúrbios do sono. Por isso, é necessária a ingestão de carboidratos. "Eles favorecem o aumento nos níveis de insulina, que auxiliam na 'limpeza' dos aminoácidos circulantes no sangue". 
   Algumas fontes de carboidratos são pães, cereais, biscoitos, massas, arroz, frutas, legumes, granola e polenta. Vitamina B6 e magnésio são outros nutrientes essenciais para que o organismo esteja em paz na hora de ir para a cama. Segundo Salete, os dois também estão envolvidos na produção daserotonina. 
    A vitamina B6 está presente em frango, atum, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará e semente de gergelim. O magnésio em alimentos como tofu, soja, caju, tomate, salmão, espinafre, aveia e arroz integral. Além de saber o que fazer, é bom ter consciência do que é preciso evitar. Se o objetivo é deitar e relaxar, não exagere na quantidade de alimentos e na ingestão de comidas gordurosas. Entretanto, de nada adianta refeições equilibradas e ricas nos itens acima se antes de dormir não houver cautela com as bebidas consumidas. 
    Para não correr o risco de ter uma noite de sono agitado ou com pesadelos, a orientação é não beber líquidos que são fontes de xantina e cafeína, que estimulam o sistema nervoso central. Entre eles: chocolate, café, chá preto ou mate, guaraná, refrigerantes à base de coca e, claro, bebidas alcoólicas. No caso de serem consumidos, é aconselhável que seja quatro horas antes do sono. Se, mesmo observando as orientações acima, você acaba passando mais tempo tentando dormir do que dormindo de fato, o chá de camomila é uma boa alternativa. "Uma florzinha de longa data, conhecida de nossas tataravós que sempre foi usada para acalmar crises de nervosismo. Ela tem efeitos relaxantes, ameniza a ansiedade e reduz a depressão".

                  

13 de abr. de 2013

Oito formas de incluir o leite na dieta

Oito formas de incluir o leite na dieta

     Desde o peito materno até o cafezinho da tarde, o leite é um alimento que merece estar presente no cardápio em todas as idades. Por ser fonte de cálcio, vitamina A, vitamina D e outros nutrientes, a bebida ajuda a prevenir doenças como osteoporose e hipertensão. No entanto, são tantas as formas de consumir que muitas vezes há dúvidas se ela realmente cabe na dieta.
    O leite integral possui muita gordura e pode aumentar os níveis de colesterol, podendo ser consumido apenas até os dez anos de idade. 
   "Na verdade, por causa do aumento dos casos de obesidade infantil, esse tipo de leite tem sido cada vez menos indicado até mesmo para as crianças". O melhor é investir versão desnatada, que é mais saudável e rica nos mesmos nutrientes. Beber leite com chocolate depois dos exercícios ajuda a construir músculos, reduzir a gordura e melhorar o desempenho, de acordo com uma pesquisa realizada na Universidade do Texas, nos Estados Unidos. 
   Os especialistas explicam que o leite de baixa gordura misturado ao chocolate tem a combinação certa de carboidratos e proteínas. "Ele é eficaz para repor o estoque de açúcares do músculo e interromper o processo de degradação muscular, auxiliando na plena recuperação do atleta. Além disso, um estudo realizado pela Universidade do Canadá constatou que mulheres que bebem dois copos grandes de leite após a sua rotina de musculação podem ganhar mais massa muscular e perder mais gordura do que as mulheres que bebem energéticos.
    Outra ótima maneira de consumir o leite é antes de dormir. "O alimento é fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que é o hormônio responsável por baixar os níveis de estresse do corpo, preparando-o para o sono”. Além disso, a temperatura morna do leite ajuda o corpo a relaxar. Recomenda-se adoçar o leite com mel, carboidrato simples que facilita a absorção de triptofano.
    Um copo de leite desnatado adoçado com uma colher de sopa de mel tem em média 150 calorias. Apesar de ser muito saboroso e rico em nutrientes, o leite deve ser consumido de preferência em refeições mais leves, como café da manhã ou lanche da tarde. "Essa bebida pode prejudicar absorção de alguns nutrientes presentes em grandes refeições, como o ferro dos vegetais folhosos”. O contrário também pode acontecer: cálcio e outros nutrientes do leite podem não ser bem aproveitados pelo organismo por conta de outros alimentos do almoço e do jantar. Nada mais gostoso do que tomar uma deliciosa vitamina, não é? 
   O leite com frutas no café da manhã é uma ótima pedida, pois dá energia e fornece uma série de nutrientes. "Vale incluir tanto frutas como cenoura, beterraba e outros legumes". Converse com um nutricionista para saber melhor a quantidade de cada ingrediente de acordo com o seu consumo diário de calorias. "A canela tem ação antimicrobiana, ajuda no controle da glicemia, diminui os níveis de triglicérides e colesterol, facilita a digestão e melhora a circulação sanguínea". 
    Os nutrientes da canela não são perdidos quando misturados ao leite e deixam a bebida com um sabor especial. "No entanto, o leite não pode estar muito quente, pois a canela em altas temperaturas perde grande quantidade de suas propriedades. Uma pesquisa feita pela Universidade de Ciências e Tecnologia da Jordânia revela que o consumo de leite pode amenizar os sintomas da cólica menstrual. A pesquisa avaliou a reação de 127 estudantes universitárias e mostrou que as mulheres que consumiram de três a quatro porções por dia de leite e derivados apresentaram uma redução acentuada nas dores, comparadas às mulheres que não consumiam nenhuma porção.
     "Uma justificativa para essa ação é a presença do cálcio no leite, que pode desempenhar um papel importante no controle da atividade neuromuscular". Que tal deixar a sua sopa mais cremosa? "Além de deixar o caldo mais encorpado, o leite agrega mais nutrientes ao prato, tornando a refeição ainda mais saudável". Evite, porém, misturar a bebida com vegetais, pois ela prejudica a absorção do ferro presente nesses alimentos. "Nada de incluir o leite em sopas de espinafre ou de escarola, por exemplo".

                  

12 de abr. de 2013

Conheça os alimentos amigos da concentração e da memória

Conheça os alimentos amigos da concentração e da memória

Algumas mudanças em nosso cardápio podem ajudar nosso cérebro a se manter mais concentrado e até diminuir o envelhecimento cerebral, melhorando a nossa memória. Uma alimentação adequada, rica em antioxidantes também faz parte das ações para prevenir as chamadas doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson, fatalmente relacionadas à produção de radicais livres pelo nosso organismo.

Outro ponto muito importante é não pular refeições, principalmente o café da manhã. Isso pode comprometer o desempenho cerebral por falta de glicose e levar à fadiga mental. "O ideal é fazermos cinco refeições por dia, com um intervalo de três horas para cada uma, sem pular nenhuma refeição".

Confira a seguir quais são os alimentos que protegem o seu cérebro.

Glicose
"A glicose é o principal combustível para o funcionamento dos neurônios cerebrais". A hipoglicemia, que é a falta de glicose em nosso organismo, pode comprometer nosso raciocínio, atenção e concentração. Em casos extremos pode até levar ao coma. Ao escolher as melhores fontes de glicose fique com os cereais integrais, legumes e frutas.

Zinco
O zinco desempenha função regulatória no organismo. Ele atua na atividade neuronal, na memória e na concentração, além de possuir ação anti-inflamatória. "O zinco protege os neurônios contra os radicais livres e preserva as membranas dos neurônios, colaborando para a troca de informações entre eles". Você pode encontrar zinco em carnes vermelhas, ovos, ostras, caranguejo, laticínios e fígado.

Selênio
Estudos mostram que este mineral tem um forte impacto sobre o cérebro. Pessoas com baixos níveis de selênio podem sofrer distúrbios na atividade dos neurotransmissores - substâncias produzidas pelo neurônio que tem como função levar informações de uma célula a outra -, podendo até sofrer alterações de humor. "O selênio ajuda substâncias como a serotonina, a dopamina e a acetilcolina, que são fundamentais para a transmissão de mensagens entre os neurônios e o bom funcionamento cerebral". Boas fontes de selênios são grãos, alho, carne, frutos do mar, castanha-do-pará, nozes, avelãs e abacate.

Ferro
A principal função do ferro no nosso organismo é ajudar a carregar o oxigênio para os tecidos, inclusive para o cérebro. Quando os níveis de ferro diminuem, o organismo fica com pouco oxigênio disponível, resultando em fadiga, perda de memória, concentração reduzida, apatia, perda de atenção e atenção reduzida no trabalho. As fontes de ferro podem ser separadas em animais e vegetais, sendo que as primeiras são melhores absorvidas pelo organismo. Dentre as fontes animais estão as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras, como rim e coração, carnes de aves, de peixes e mariscos crus. Entre os alimentos de origem vegetal, destacam-se as folhas na cor verde-escura, como o agrião, couve e cheiro-verde; as leguminosas, como feijões, fava, grão-de-bico, ervilha e lentilha; e grãos integrais ou enriquecidos.

Fósforo
O mineral tem um papel fundamental no funcionamento do cérebro, uma vez que atua na constituição da membrana celular. O fósforo deve estar presente principalmente na alimentação dos estudantes, já que o nutriente ajuda a evitar a sobrecarga que o corpo pode sofrer devido ao excesso de atividades mentais. São boas fontes de fósforo: leite, carne bovina, aves, peixes e ovos, cereais, leguminosas, frutas, chás e café.

Vitamina E
O nutriente é um antioxidante e sua deficiência pode provocar danos nas fibras nervosas. A falta de vitamina E pode provocar alterações neurológicas como diminuição dos reflexos e diminuição da sensibilidade vibratória, podendo ocasionar a falta de concentração para exercer as atividades. São fontes de Vitamina E os azeites vegetais, cereais e verduras frescas.

Vitamina C
Ela também é um antioxidante e participa da atividade química dos neurônios, sendo importante para a memória e para a concentração. Boas fontes de vitamina C são as frutas cítricas, a acerola e o Kiwi.

Vitamina B1 (tiamina)
A vitamina B1 desempenha um papel essencial no metabolismo dos carboidratos, que são a maior fonte de energia para as células. Pessoas com falhas no metabolismo cerebral, como desnutridos e alcoólatras, apresentam deficiência desse nutriente. As principais fontes: carnes, cereais, nozes, verduras e cerveja. Nota: alguns peixes, crustáceos e chás pretos podem conter fatores anti-tiamina.

Vitamina B3 (Niacina)
"Ela ajuda a desenvolver a memória e a concentração, além de combater o stress". Você pode encontrar a niacina em carnes e miúdos, produtos de trigo integral, produtos de farinha branca enriquecida, legumes e levedura fermentada.

Vitamina B6 (Piridoxina)
Uma das vitaminas mais importantes para o sistema nervoso central, pois ajuda o cérebro a produzir os neurotransmissores, vitais ao seu funcionamento. Fontes: fígado e carne vermelha, grãos integrais, batatas, vegetais verdes e milho.

Vitamina B12 (Cianocobalamina)
Essa vitamina está relacionada ao tratamento de deficiências cerebrais e processos degenerativos, principalmente doenças que comprometem funções cognitivas do sistema nervoso periférico, como o movimento. Fontes: alimentos de origem animal, carnes, miúdos, leite em pó e produtos lácteos e ovo (inteiro ou a gema)

Fisetina
Essa substância é capaz de desencadear um processo chamado de "potencialização de longo prazo", que permite que as memórias sejam armazenadas no cérebro com mais facilidade e que o cérebro estabeleça conexões mais fortes entre os neurônios. Suas fontes: frutas vermelhas (principalmente o morango), tomates, cebolas, maçãs, pêssegos, uvas e kiwi.

Ômega3
É um ácido graxo que faz parte da estrutura da matéria cinzenta do cérebro. E promove a comunicação entre as células nervosas, mantendo-as leves e funcionais. "Ele ajuda o cérebro a monitorar o humor bem como a memória e a concentração". Alimentos fonte de ômega3 são peixes como atum, salmão, cavala e arenque.

Carboidratos complexos
Por sua digestão ser lenta, os carboidratos complexos fornecem energia ao cérebro constantemente, auxiliando assim na concentração. Recomenda-se que o consumo desse nutriente se dê em todas as refeições, mas em quantidades moderadas. Você pode encontrar carboidratos complexos em pães, de preferência integral, arroz integral, barra de cereal e frutas.

Cafeína
Uma pesquisa realizada na London School of Hygiene and Tropical Medicine descobriu que a cafeína ajuda a melhorar a memória e a concentração dos funcionários, bem como a reduzir o número de erros cometidos durante o trabalho. Consumir regularmente até quatro xícaras de 200ml de café por dia pode aumentar a capacidade de atenção, concentração e formação da memória, tanto em adultos como em crianças. "Uma dose isolada de café causa um aumento apenas da atenção, mas o consumo regular parece criar condições mais propícias para a consolidação da memória". Mas vale alertar para os efeitos da cafeína: se consumida em doses maiores que a recomendação de quatro xícaras: "quando ingerida em excesso, a cafeína pode causar o efeito contrário". Boas fontes de cafeína são o café, chá preto e o chocolate amargo.


                  

Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
14133 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.