CF SOUZA MARQUES

Praça do Patriarca, s/n - Madureira - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21310-440 | ☎ Telefone: (21) 3350-5563
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h
Gerente: Roberto Rangel | CNES 5417708 - ESF: 10 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

31 de dez. de 2012

Feliz Ano Novo

Feliz Ano Novo

O Ano Novo é a comemoração, em países ocidentais, de um ano que termina e o início do próximo. O Ano novo pode ser chamado também de Réveillon, termo em francês que significa "despertar" e é celebrado no dia 1º de Janeiro.

Existem diversas tradições de ano novo, e cada país geralmente possui a sua. No Brasil, é costume usar roupas brancas, pular 7 ondas, shows de fogo de artifícios, comer uvas, e etc.
Cada país possui um local que é tradicional a maioria da população se reunir e celebrar essa data. No Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo são dois locais muito procurados para essa data, onde os fogos de Copacabana, no Rio e a Avenida Paulista em São Paulo, são conhecidos mundialmente por suas atrações e queima de fogos.
A comemoração de Ano Novo tem sua origem em 46a.C, quando o governador romano Júlio César criou um decreto para que o dia 1º de janeiro fosse o Dia do Ano-Novo.
A chegada de um novo ano é celebrada nos dias de hoje renovando votos de esperança, alegria, amor e etc. Nessa época as pessoas fazem promessas para o ano que se inicia, e pensam no que ano que acaba.



Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.
Chico Xavier

25 de dez. de 2012

História do Natal, 25 de dezembro

História do Natal, 25 de dezembro


Origem do Natal e o significado da comemoração
O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

A Árvore de Natal e o Presépio

Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.

Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.

O Papai Noel : origem e tradição

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.


A roupa do Papai Noel 

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

18 de dez. de 2012

Ação Social CF Souza Marques

Ação Social CF Souza Marques



 Na unidade, na tarde de hoje, a uma semana do natal,  tivemos duas ações.
  Enquanto no auditório rolava a confraternização do grupo de Idoso, no refeitório acontecia a nossa ação social. E por dessa ação,a  organização nos enviou as fotos e uma carta de agradecimento que segue abaixo:
   Amados,
    Gostaria de agradecer a todos que abraçaram o projeto 'Ação Social CF Souza Marques'. 
   Uma idéia que começou com uma simples conversa entre o Médico Marcus, a administrativa Vânia e Eu.    
   Começamos então a mobilizar as equipes e cadastrados, arrecadando  roupas, sapatos, acessórios e brinquedos. 

    No inicio, achavamos que não iriamos conseguir, mas para nossa surpresa, todos colaboraram e a cada dia tinha uma entrega no almoxarifado de doação.  Arrecadamos 1/5 tonelada de roupas.
    Fizemos uma simples homenagem as famílias necessitadas escolhidas pelas equipes, teve lanche, brincadeiras, tiveram a liberdade de escolher as peças doadas e também a distribuição de presentes para as crianças e 26 kit's odontológicos para as famílias.
   Agradecimentos especiais, a Enfermeira responsável Marcela, Enfermeira da Equipe Fubá Maria das Graça, Enfermeira da Equipe Barão do Amparo Lidyane, a cada Administrativo, a cada Técnico,  a cada Agente Comunitário de Saúde.a cada membro da equipe Odonto, fisioterapeuta Márcia e a todos os cadastrados que nos ajudaram a realizar esta ação de solidariedade.
    Foi muito gratificante ver a alegrias das famílias com um simples gesto e o melhor , não satisfeitos e apenas sorrir, externaram isso nas palavras dos adultos e nos beijos e abraços de cada criança.
    Deus abençoe a todos!

    Um grande abraço, conto com vocês na próxima ação!

   Luciene Arruda
   Auxiliar Administrativo
  Clínica da Família Souza Marques

  Parabéns a Clínica da Família Souza Marques por mais essa bola dentro e a todos um Feliz Natal!

17 de dez. de 2012

Balanço Carioca

Balanço Carioca

     Na manha de hoje, no Centro de Convenções Sul América, foi feito um balanço sobre as atividades da Academia Carioca da Saúde. Chamado de Balanço Carioca, os resultados alcançados em 2012 pelo programa foram apresentado por Junia Cardoso, a Assessora de Atividade Física da SMSDC-RJ, Coordenadora da Academia Carioca da Saúde.
     Junia, que é Graduada em Educação Física pela UERJ e Mestre em Saúde Pública pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/ UFRJ, ao lado da sua equipe de professores, especializados em atividade física às populações especiais e a população do Município do Rio de Janeiro colheram os frutos do incentivo a atividade física regular para a saúde de nossa população tão carente.


   Estiverampresentes no evento algumas autoridades da SMSDC/RJ, no CCSA, tal como: Dr. Daniel Soranz, Subsecretário de Atenção Primária, Dr. Luiz Felipe Pinto, Coordenador das Estações OTICS – RIO, Dra. Liliane Leal, Coordenadora da AP 5.2, a Mestra Junia Cardoso que vem ratificar o sucesso deste projeto Academia Carioca da Saúde e a nossa representante, a Educadora Física Priscila Duarte e os Agentes Comunitários de Saúde Rafael Moura e Mariana Cássia.

16 de dez. de 2012

Confraternização dos Funcionários

Confraternização dos Funcionários

 
   No dia de hoje mais cedo, os profissionais da Clínica da Família Souza Marques  e da Policlínica Alberto Borgueth estiveram reunidos para comemorar mais um ano que se termina. na verdade o primeiro ano juntos. e o local escolhido foi o Sítio Bumerangue em Itaguaí, onde os funcionários da Clínica e seus familiares puderam desfrutar de uma tarde incrível de lazer.
 Mais do que qualquer palavra, as fotos mostram a felicidade de cada funcionário por esse dia.
 
 Fomos recebidos ao som de um sambinha, onde pudemos desfrutar da alegria do local. Bem espaçoso, com outros grupos podemos ficar a vontade e interagir com outras pessoas e com as atrações do sitio. Café da manha bem servido, tira gosto, churrasco, caldos, salgadinhos, canjica, bolo foram as comidas servidas e bebida a vontade entre os convidados.
   Tobo água, tirolesa animais, carroça, campos de futebol e vôlei além de um telão onde pode ser assitido a  final entre Corinthians e Chelsea


  A equipe organizadora disponibilizou um lanchinho e guaraná, além de água para cada um que foi.
  Parabéns as nossas aniversariantes de Dezembro, as Agentes Amélia e Thais e a mãe da Agente comunitária Mariana, dona Marinelva!


   Parabéns e Feliz Natal  a cada funcionário e que 2013 seja muito melhor do que foi 2012.




14 de dez. de 2012

I Congresso Científico da SMSDC

I Congresso Científico da SMSDC

    Depois de dois dias de Congresso com a participação de funcionários da Clínica da Família Souza Marques, trazemos o balanço geral das atividades. 
   No 1º dia, no período da tarde, a Acadêmica Nathalia Araújo Costa, aluna da UNIRIO vinculada ao estágio da SUSEME, apresentou o o trabalho de forma oral, sobre a horta, com o título: “Implantação de horta Medicinal em Clínica da Família para criação de espaço de convivência , atuação multiprofissional, prevenção e promoção a saúde, em parceria com Marialice Manzonni Martins Ferreira, aluna da UFF, mostrando a implantação da horta e a interação com a comunidade que a horta nos proporciona. O Trabalho foi super elogiado, levando em consideração ele ser de cunho acadêmico. A banca Examinadora considerou o trabalho as meninas de uma simplicidade e ao mesmo tempo com uma riqueza de temas, escrito e apresentado de uma forma clara e concisa a ponto de considerar o projeto como um projeto piloto na CAP 3.3. Foi levantado o questionamento sobre de que forma seriam usadas as ervas e instruções sobre o uso das ervas nos famosos chás. Afiadíssima no tema e nas palavras, a acadêmica se saiu muito bem ao responder as perguntas, de modo que conseguiu arrancar aplausos dos presentes e foi sugerido a mesma que, junto a sua preceptora, publicassem o trabalho em um periódico da área.
    No final do primeiro dia, a Dra. Suliane Motta, que escreveu junto com a Gerente Juliana Rodrigues apresentaram o poster sobre a oficina de acolhimento que aconteceu na Clínica da Família no final de julho.Um relato de experiencias foi apresentado e para espanto da comissão organizadora, foi colocado que relação harmoniosa da Clínica da Família com a Policlínica Alberto Borghett mudou para melhor depois dos questionamentos levantados e executados depois dessa oficina. 

   O trabalho foi bastante elogiado pela Dra. Ana Cláudia Lescaut – Coordenadoria de Gestão de Pessoas - SUBG, que mostrou que esse trabalho deve ser o pioneiro na área e o mesmo deve servir de inspiração para unidades mistas. Estiveram presentes também com trabalhos (orais e pôsteres) os amigos do CRO Felipe, Erika e Caroline e ao Amigos do PAB Mariana, Marina e Ana Rita e a Dra. Viviane , Médica da Equipe Barão do Amparo e Maria das Graças, Enfermeira da Equipe Fubá. 
      No 2° dia, o Dr. Rafael Cangemi Abriu os trabalhos, por via oral com os temas: “Utilização do diagnóstico situacional como ferramenta de organização da equipe Dinis Barreto e "Abordagem centrada na Pessoa - Um relato de caso. Elogioadíssimo pela sua competência, compromisso e conduta profissional e com a equipe. Dr. Rafael mostrou como funcionava a sua rotina de trabalho da sua equipe e mostrou também como a atenção básica teve a melhorar devido a questão do vínculo familiar na prevenção e promoção a saúde. Este Também apresentou, a tarde, um outro tema. 

     Por fim, os Agentes Comunitários Darliene Maria e Raphael Soares apresentaram "Os Diversos olhares sobre o Fubá" uma análise sobre o diagnóstico situacional apresentado na Unidade no dia 03 de setembro. O trabalho foi bastante elogiado pela Dra. Ana Cláudia Lescautque sugeriu que, como a parte de saúde está sendo feita,  esse trabalho fosse enviado a  coordenadoria de saneamento básico, para que juntos consigam, as soluções mais eficazes para as fragilidades da comunidade. Estiveram presentes também com trabalhos (orais e pôsteres) os amigos do CRO Ian, Erika e Caroline e ao Amigos do PAB Mariana, Marina e Ana Rita e a Dra. Viviane , Médica da Equipe Barão do Amparo e Maria das Graças, Enfermeira da Equipe Fubá. 
  Parabéns a todos os nossos profissionais da Clínica da Família, que mostram que saúde e educação caminham lado a lado. 


13 de dez. de 2012

Dia 13 de Dezembro é o Dia do Cego

Dia 13 de Dezembro é o Dia do Cego


O olho é o órgão responsável pela visão. Através dele podemos enxergar todas as coisas, ler, costurar, dirigir, assistir televisão, enfim, observar o mundo como ele é.
A visão é um dos cinco sentidos do corpo humano, mas também é um sentido presente nos animais.
Porém, a visão não é perfeita para algumas pessoas. Existem problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia dentre outros, que tornam o ato de enxergar imperfeito.
Além desses problemas existem as pessoas que sofrem com a perda da visão, ficando com uma visão subliminar, outras apresentam o problema desde o nascimento.
Doenças como a rubéola podem causar problemas de visão nos bebês, caso a mãe seja contaminada no período de gestação.
Existem também aqueles que são totalmente desprovidos de visão, os deficientes visuais ou cegos.
Em razão desses problemas, foi criado um dia para essas pessoas, o dia 13 de dezembro, pelo presidente Jânio Quadros, que queria homenagear José Álvares de Azevedo, após este ter introduzido a leitura braile no Brasil.
O jovem aprendeu esse método de leitura na França, onde havia estudado.
No Brasil já existia o Imperial Instituto dos Jovens Cegos, que se localizava no Rio de Janeiro, criado por D. Pedro II. Hoje essa escola é mais conhecida como Instituto Benjamim Constant.
Mas a data também é conhecida como o dia de santa Luzia, protetora da visão.
A história da santa relata que a mesma fugiu de casa para não se casar com um homem que não gostava, pois na época os casamentos eram arranjados pelas famílias.
O noivo de Luzia, revoltado, perseguiu a moça, entregando-a para as autoridades que a torturou, tendo os olhos arrancados. Porém, um milagre fez com que a moça recuperasse a visão, antes de sua morte, quando foi decapitada.
Por esse motivo, tornou-se a santa protetora das pessoas com problemas de visão.
Muitos anos se passaram e poucas coisas se modificaram para os deficientes visuais. O mundo não é adaptado para os mesmos, que são privados de várias coisas.
Para termos noção do quanto a vida dos cegos é difícil, basta pensarmos sobre as coisas que fazemos em nosso dia a dia. Ao entrar em um elevador, muitos deles não possuem a linguagem em braile, feita com pontinhos que simbolizam as letras e os números. Como um cego pode andar em um elevador sem pedir auxílio? Os produtos vendidos nos supermercados também não trazem essa leitura, impedindo que o deficiente visual identifique-os. Dessa forma, é muito difícil que uma pessoa cega faça compras sozinha, sem depender de alguém para lhe ajudar.
Mesmo com os recursos tecnológicos, ainda são grandes as dificuldades que eles sofrem. As escolas não são preparadas para trabalhar com alunos que apresentam problemas sérios de visão, muitos professores não tem formação adequada para desenvolver um bom trabalho, ficando os alunos a mercê das entidades especializadas.
Nem sempre esses programas podem ser feitos de forma gratuita, dificultando muito a vida dessas pessoas.
Ouvimos falar muito sobre a inclusão social, mas os deficientes visuais têm suas vidas privadas de muitas coisas que outras pessoas não sofrem. Precisamos repensar nossas atitudes e nossos valores quanto às diferenças físicas, pois todos merecem viver com dignidade, sendo tratados da mesma forma, tendo as mesmas oportunidades. Pense Nisso!

12 de dez. de 2012

Clinica da Família: Talentos em todas as áreas.

Clinica da Família: Talentos em todas as áreas.

     A Clínica da Família tem o orgulho de mostrar a nossos cadastrados, que não é só de trabalho que vivem os profissionais da Clínica da família. Dia 12 e 13 de dezembro, acontecerá o I Congresso Científico e V Jornada Científica – SMSDC e a CF Souza Marques terá os seus representantes. As Estagiárias em Medicina, Nathalia Araújo Costa, Marialice Manzonni Martins Ferreira. O Médico Residente, Dr. Rafael Cangemi Reis, a preceptora dos médicos, Dra. Suliane Motta e os Agentes Comunitários de Saúde Raphael Soares da Silva e Darliene Maria Duarte Pereira.
     Esse congresso tem como objetivo mostrar as atividades realizadas por cada profissional em seu campo de trabalho conforme as suas vontades. As estagiárias Nathalia e Marialice, por exemplo, vão mostrar oralmente como a horta pode ajudar as relações entre os cadastrados e a saúde, com o trabalho “Implantação de horta Medicinal em Clínica da Família para criação de espaço de convivência , atuação multiprofissional, prevenção e promoção a saúde.
       Já o Dr. Rafael Cangemi, participará com os trabalhos “Perfil epidemiológico de obesidade e sobrepeso em escolares: ação do Programa de Saúde na Escola da equipe Dinis Barreto, “Utilização do diagnóstico situacional como ferramenta de organização da equipe Dinis Barreto e "Abordagem centrada na Pessoa - Um relato de caso". 
   A Dra. Suliane, participa do Congresso coim um pôster sobre a Oficina do Posso Ajudar, realizada na Clínica da Família no Mês de Agosto e os ACS Raphael e Darliene, participam em pôster com uma reflexão para o Morro do Fubá , o que muda ou não com a Clinica depois de 06 anos de Estratégia de Saúde da Família funcionando e o que pode ser feito depois desse tempo de trabalho.
     Parabéns aos profissionais da CF Souza Marques por mais essa Integração Ensino - Serviço - Comunidade

11 de dez. de 2012

II CONCURSO DE BLOGUEIROS SAÚDE DA FAMÍLIA

II CONCURSO DE BLOGUEIROS SAÚDE DA FAMÍLIA


No IMPERATOR – Centro Cultural João Nogueira, no Méier, aconteceu a realização do II Concurso de Blogueiros do Saúde da Família. 

O evento, muito esperado ao longo do ano, vem ao encontro das expectativas dos Blogueiros, de todos que estiveram ativamente a frente de cada AP (Área Programática) e da SMSDC/RJ.

Foram 15 categorias que premiram os melhores blogs, objetivando o incentivo à Saúde e a melhoria na qualidade do atendimento, no final todas as APs saíram bastante satisfeitas e seus profissionais premiados.

Na AP 3.3 o resultado foi maravilhoso, com excelente  desempenho dos profissionais da Clínica da Família Souza Marques, por ter sido a única unidade da AP 3.3 a concorrer, receberam 3 placas de premiação, entre 5 indicações subiram no palco 3 vezes.

Agradecemos a presença do nosso Coordenador da Área Programática Alexandre Modesto.













10 de dez. de 2012

Chegamos a Marca de 39.000 Acessos

Chegamos a Marca de 39.000 Acessos

Hoje como é um dia muito especial, gostaríamos de agradecer a cada acessos que recebemos do Brasil, Estados Unidos, Rússia, Portugal,  Alemanha, França, Reino Unido, Lituânia, Argentina e Israel que acompanha nosso trabalho e aprende junto a cada dia com a Clínica da Família Souza Marques.

É hoje o dia, da Alegria e a tristeza nem pode pensar em chegar

É hoje o dia, da Alegria e a tristeza nem pode pensar em chegar



   Encerrando essa contagem regressiva, afinal de contas é hoje a premiação! Damos a palavra a aqueles que levaram projeto a frente.... Tá na hora de falar... Raul e Raphael.
   Vencer os outros não chega a ser uma grande vitória. Vitorioso é aquele que consegue vencer a si mesmo combatendo seus vícios e controlando suas paixões. A vitória sobre nós mesmos é muito mais difícil. Ela requer mais coragem, mais disciplina e mais decisão.
  Assim somos nós, seres pensantes que lutam até o fim.  Se não conseguirmos vencer na primeira vez, tentaremos  de novo, e de novo... e de novo.... O simples fato de tentar de novo já será a nossa primeira vitória.
   
   Chico Xavier resume muito bem o que é uma conquista, uma vitória:
   
   " Conquistar não é conquistar-se. Muitos conquistam o ouro da Terra e adquirem a miséria espiritual. Muitos conquistam a beleza corpórea e acabam no envilecimento da alma. Muitos conquistam o poder humano e perdem a paz de si mesmos. Necessário que o espírito se acrisole na experiência e na luta, valendo-se delas para modelar o caráter, senhoreando a própria vida.
   Para possuirmos algo com acerto e segurança, é indispensável não sejamos 

possuídos pelas forças deprimentes que nos inclinam sentimento e raciocínio aos desequilíbrios da sombra. Indubitavelmente, todos podemos usufruir os patrimônios terrestres, nesse ou naquele setor do cotidiano, mas é preciso caminhar com sabedoria para que o abuso não nos infelicite a existência.
   É por isso que sofrimento e dificuldade, obstáculo e provação constituem para nós preciosos recursos de superação e engrandecimento. Todos os valores externos concedidos à personalidade, em trânsito no mundo, são posses precárias que a enfermidade e a morte arrancam de improviso, mas todos os valores que entesouramos  no próprio ser representam posses eternas que brilharão conosco,  aqui e além, hoje e amanhã... Reflete naquilo que te falam, antes de te entregares psicologicamente ao que se te diga... 
    Agradecemos todas as dificuldades que enfrentamos; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito"



Dia 10 de Dezembro é o dia dos Direitos Humanos

Dia 10 de Dezembro é o dia dos Direitos Humanos

Os direitos humanos pertencem, sem exceção, a cada um de nós. Mas, se não os conhecemos, se não exigimos que eles sejam respeitados, e se não defendemos nosso direito – e o direito dos outros – de exercê-los, os direitos humanos serão apenas palavras em um documento escrito há décadas.

Por isso, no Dia dos Direitos Humanos, fazemos mais do que celebrar a adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948: também reconhecemos que a declaração é relevante em nossos dias.
A importância dos direitos humanos foi destacada por diversas vezes durante este ano. Em todo o planeta, pessoas se mobilizaram para exigir justiça, dignidade, igualdade, participação – os direitos consagrados na Declaração Universal.
Muitas desses manifestantes pacíficos perseveraram, apesar de terem encontrado como resposta violência e mais repressão. Em alguns países, a luta continua; em outros, importantes concessões foram ganhas e ditadores foram derrubados pela vontade do povo, que prevaleceu.
Muitas das pessoas que buscam suas aspirações legítimas estavam conectadas através das redes sociais. Foram-se os dias em que governos repressores podiam controlar completamente o fluxo de informação. Hoje, como parte das obrigações de respeitar os direitos de liberdade, reunião e expressão, os governos não podem bloquear o acesso à internet e outras formas de mídias sociais para prevenir críticas e o debate público.
Sabemos que ainda há muita repressão no mundo, impunidade e que os direitos humanos ainda não são uma realidade para muitas pessoas.

9 de dez. de 2012

09 de Dezembro: Dia do Alcoólico Recuperado

09 de Dezembro: Dia do Alcoólico Recuperado

Nesse dia é comemorado no Brasil o Dia do Alcoólico Recuperado, um dia que celebra aqueles que, de uma forma ou de outra, conseguem se manter abstinentes da dependência do álcool.

O álcool
O álcool é uma droga lícita e por ser de fácil acesso, é considerada a mais vendida no mundo e a que mais afeta a população mundial. Estudos mostraram que o álcool afeta regiões no cérebro responsáveis pelas habilidades, pela memória e o aprendizado.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, consideram-se beber moderadamente os homens que consomem menos do que 21 unidades de álcool por semana e mulheres que consomem até 14 unidades de álcool por semana. Resumindo, os homens podem consumir no máximo por volta de 2 latas de cerveja por dia e mulheres 1 lata.
Tratamento
Apesar de ser uma doença que ainda não tem cura, há controle por meio do tratamento. O tratamento da doença pode ser feita com ou sem internação, a depender do estágio da patologia.

9 de Dezembro - Dia do Fonoaudiólogo

9 de Dezembro - Dia do Fonoaudiólogo


Quem sabe o que é Fonoaudiologia?

   Nossa que palavra complicada! Mas não se assuste, veja como a própria palavra já dá uma dica do seu significado. Fono significa Som, Áudio significa Audição e Logo(ia) significa Conhecimento. Agora fica mais fácil de entender um estudo em torno da audição, vejamos a seguir a definição.
   A Fonoaudiologia estuda os distúrbios da linguagem e a comunicação humana como um todo. O fonoaudiólogo cuida portanto de pessoas que tem dificuldades na fala, audição, escrita e leitura.
   O dia do fonoaudiólogo é comemorado no dia 9 de dezembro, já que foi no dia 9 de dezembro de 1981 que a profissão foi regulamentada.
   Os fonoaudiólogos além de tratarem adultos e crianças com distúrbios na fala e escrita, também auxiliam profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho como é o caso dos professores, políticos, locutores e artistas.
   Esse profissional trabalha para que o mundo e as pessoas se comuniquem de forma mais clara e eficaz.
   Comunicação no mundo globalizado em que vivemos hoje é fundamental.
   Um grande beijo a todos os fonoaudiólogos que fazem do mundo um lugar melhor e em especial a Dra. Silvia,  Fonoaudióloga da Clinica da Familia Souza Marques!

Aguenta Coração.... É amanhã!

Aguenta Coração.... É amanhã!

    E mesmo sabendo que é amanha a entrega da premiação,a  voz agora é das meninas do Blog... as queridas ACS Mariana e a Educadora Física Priscila.


“Tente a sua sorte!  A vida é feita de oportunidades.
O homem que vai mais longe é quase sempre aquele que tem coragem de arriscar!”.

Amanhã é chegada A HORA:
-A hora de colocar à prova tudo o qual nos dedicamos;
-A hora de colocar à prova nossos corações: E será que aguentamos?
-A hora de nos emocionarmos;
-A hora de esperarmos ansiosos por um resultado, resultado àquele que achamos merecer pela dedicação e esforços dedicados;
-A hora de rir com os amigos de trabalho e equipe lembrando dos momentos de correria para tirar fotos e fazer filmagens;

“A vida do homem é como um jogo de dados; Se você não tira o número que gostaria, você deve mostrar suas habilidades para obter o melhor do número que tirou.”
Terence
Todos querem o prêmio, mas desprezam a fadiga dos treinos! nem só de vitórias são feitas as batalhas, e a grande diferença está em se levantar e seguir em frente, ou se acomodar... Os acomodados ainda se acham no direito de perguntar por que seres iguais, tem uma estrutura de vida diferente! Custa tanto ser uma pessoa plena, que muito poucos são aqueles que têm a coragem de pagar o prêmio. 
Autores desconhecidos




Desejamos à todos nós Muita Sorte No dia de amanhã!

8 de dez. de 2012

Palavras da Gerente... Faltam 2 dias para a premiação

Palavras da Gerente... Faltam 2 dias para a premiação


     Faltando 02 dias,rerservamos esse espaço para ela,  a nossa Gerente Juliana que sempre comprou a nossa briga e nos apoiou incondicionalmente. e ela tem uma Mensagem para cada amigo que acompanha e contribui para o Blog.



   Sei que crescemos com muitas idéias em mente.
  Acreditando em nosso potencial.
  Relutando, estudando, dando tudo de si para acreditar em um futuro melhor.
  Pensando em ser isso e aquilo.
  As vezes mudando de opinião.
  Achando que a outra opção é melhor.
  Querendo ser alguém, para mais tarde se orgulhar de si mesmo.
  Depois de amanhã será o dia em que estarão ansiosos, nervosos.
  Mas no momento exato fará tudo certo.
  Acreditem em vocês! Pensem que sempre lutaram por aquilo que quiseram e desejaram.
  Sei que vocês são capazes... eu acredito.
  Na hora certa Deus iluminará suas mentes,  levando vocês, a tranquilidade e sabedoria.
  E a sorte vai estar sorrindo para você...
  Deus não desampara, aquele que sempre lutou por algo melhor para sua vida.
  E não vai ser agora que ele esquecerá de vocês.
  Eu estou torcendo por você...

7 de dez. de 2012

Faltam 03 dias

Faltam 03 dias

 
 
    Como todos sabemos, faltam 03 dias para o grande momento: A premiação e por isso, gostariamos de passar a palavra a nossa  Gerente Adjunta Marcella Novello.





   Que em quase todas as ocasiões estamos juntos.
   Nas farras e nas diversões...
   Nas tristezas e nas alegrias, sempre um ajudando o outro.
   Espero que nessa, sua nova jornada você tenha toda sorte
do mundo...
   Sua estrada pode até ser larga e cansativa, mas tenho a
certeza que a sua vontade de vencer, te levará a vitória.
   Só não esqueça que estou torcendo por você.
   Amigos como você, desejamos sempre  boa sorte...
   Que a sorte esteja sempre dentro de você!...

Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
14133 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.