CF SOUZA MARQUES

Praça do Patriarca, s/n - Madureira - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21310-440 | ☎ Telefone: (21) 3350-5563
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h
Gerente: Roberto Rangel | CNES 5417708 - ESF: 10 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

29 de nov. de 2012

Aproveite a cama para se exercitar logo de manhã.

Aproveite a cama para se exercitar logo de manhã.


Aproveite a cama para se exercitar logo de manhã
Alguns exercícios feitos no quarto ajudam a manter o preparo físico.


Você já deve ter lido muitos artigos sobre os benefícios que uma boa espreguiçada pode trazer a nossa saúde, certo? Mas, além dessa prática saudável, você pode executar movimentos físicos na sua própria cama para começar um leve condicionamento para o dia. Você pode estar achando engraçado, mas fazer atividades físicas antes mesmo de sair da cama é muito benéfico ao corpo. 

Para começar o exercício, tire o travesseiro de baixo da cabeça, e coloque-o ao seu lado. E na sequencia dê uma leve espreguiçada geral e conte até 30 segundos, alongando pernas e
 braços. Em seguida abrace as pernas pelos joelhos para alongar a região lombar, repetindo essa série três vezes, ou seja, alternando, espreguiçar e abraçar pernas por 30 segundos cada. 

Já está cansado? Então se prepare, pois isso foi só o
 alongamento. Após a fazer série descrita à cima, você pode iniciar os exercícios resistidos ou localizados. 
1. Adutor (interno de coxas) - Deitado com as costas na cama, com joelhos flexionados e pés alinhados com quadril, encaixe o travesseiro no meio das pernas e pressione-o (de 10 à 50 vezes); 
2. Peitoral - na mesma postura usada acima, segure o travesseiro entre as mãos, alinhadas com a região peitoral e pressione de 10 à 30 vezes; 
3. Abdominal - Segure o travesseiro na frente do tronco e movimente o tronco como se fosse encaixar o travesseiro sobre os joelhos, sem tirar a lombar da cama(de 10 a 30 repetições). Importante: a cabeça não pode encostar na cama no retorno do tronco. 

Dica: Você pode alternar nesta ordem adutor, peitoral e abdominal e repetir de duas a três vezes de acordo com seu condicionamento. Para aumentar a resistência você pode também utilizar dois travesseiros ou dobrá-lo. 

4. Glúteos (Ponte) - é usada a mesma postura nos exercícios a cima, porém feche bem as pernas e tire o quadril da cama cinco vezes; volte o quadril para cama e separe um pouco mais os pés e repita mais cincos subidas e descidas; separe mais cinco até sua abertura máxima e por último faça mais cinco fechados. 
5. Oblíquos: Deite de barriga para cima, com o travesseiro ao seu lado. Pegue o travesseiro e coloque-o do lado oposto, volte o tronco para a cama e faça o mesmo movimento de 10 a 30 repetições. 
6. Quadríceps (agachamento) - Sente-se na cama com os pés bem apoiados no chão. Os pés devem estar alinhados ao quadril. Sente e levante da cama de 10 à 20 vezes. 
7. Tríceps (apoio de mãos na cama) - Sente-se na cama e apoie as mãos ao lado do quadril. Depois disso, coloque os pés um pouco à frente e tire o quadril da cama, fazendo uma leve flexão de cotovelos de 5 á 15 vezes.
Para os iniciantes é bom seguir o programa a baixo, para evitar lesões e esforço exagerado. 

1ª semana: duas vezes uma série de cada exercício acima (ex: segunda e quinta ou terça e sexta). 
2ª semana: três vezes uma série de cada exercício( ex: segunda, quarta e sexta ou terça, quinta e sábado). 
3ª e 4ª semana: três vezes por semana e duas séries de cada exercício(ex: segunda, quarta e sexta ou terça, quinta e sábado). 
da 5ª À 8ª semana: três vezes por semana e três séries de cada exercício(ex: segunda, quarta e sexta ou terça, quinta e sábado). 
da 9ª semana em diante: faça um dia sim e outro não. Uma boa ideia é alterar esses exercícios com caminhada, dança, natação e bicicleta. E se você puder, vá para uma academia ou procure em seu bairro algum clube ou associação que ofereça um programa de atividade física orientado por profissionais de Educação Física. 

27 de nov. de 2012

Fique Sabendo - 01 de Dezembro

Fique Sabendo - 01 de Dezembro


  Faça como o José Geraldo, ele fez o exame rápido e hoje está se tratando normalmente e leva uma vida normal.

  Você não pode ficar de fora dessa... venha até a Clínica da Família  e faça oe xame... quanto mais rápido você se tratar, maior é o seu tempo de vida!
   Quem ama cuida!

Sábado Futebolístico no Novembro Azul II

Sábado Futebolístico no Novembro Azul II

Equipe Teles, Campeã do I torneio
 
 A Clínica da Familia Souza Marques deu um chute certeiro ao gol. Trata-se da Campanha do Novembro Azul. E para facilitar o acesso dos homens aos médicos. a Clínica da Família promoveu o sábado do Novembro Azul, com consultas voltadas a saúde do homem entre 08:00 as 12:00.
   Paralelamente as consultas, na quadra localizada em frente da Clínica, houve um campeonato de futebol, onde os ACS de cada Equipe Lideraram seus times formados por crianças e jovens entre 10 e 17 anos.

Equipe Padre Dehon, Vice Campeã do I Torneio 
     O I Campeonato de Futebol teve como vencedora a Equipe Teles que liderada pelo ACS Victor Paulo chegou a Final depois de uma grande Vitória sobre a Equipe Dinis Barreto por 3 a 1 , com gols de Grilo (Matheus dos Santos), Victor Hugo e Rodrigo Pereira, Já a Equipe Dinis Barreto, liderada pela ACS Mariana descontou com Fabrício Araújo, alem de Isabele Santos, uma craque da bola,  fazendo grandes defesas.
    Já a Equipe Padre Dehon, liderada por uma mãe -tiete-torcedora-técnica Simone, Chegou a  final depois de vencer a Equipe Fubá, pelo placar de 2 a 0, com gols de Hugo Gomes (02) e Matheus Luiz.
Equipe Dinis Barreto, 3º Lugar no Torneio
   Na Disputa de 3º Lugar, a Equipe Dinis Barreto venceu a Equipe Fubá por 2 a 0, com Gols de Fabrício Araújo (02) e na grande final, A Equipe Teles se sagrou campeã, num jogo duro, truncado, onde houveram penaltis, faltas e até um cartão vermelho, mas no final, se saiu vitoriosa num placar de 2 a 0, com gols de Matheus Silva, o grilo (02).

   Mais do que uma vitória da Equipe Teles, foram as vitórias de todos os homens, ao vencer seus medos e preconceitos ao buscar a prevenção a sua saúde e um banho de bola dos adolescentes que nos deram, mostrando que eles também estão prontos para a promoção a saúde!

   Aqui fica o convite para os ultimos dias de atividades na Clínica da família.
   Vc não pode perder!

Dia Nacional de Combate ao Câncer e ao Câncer de Mama.

Dia Nacional de Combate ao Câncer e ao Câncer de Mama.

O câncer é uma doença que se manifesta através do desenvolvimento de células desordenadas, que invadem os tecidos causando novos focos da doença através da metástase.
A doença possui características que invadem as células sadias, além de disseminar as células contaminadas, rapidamente, através da corrente sanguínea.
Em razão dos problemas causados pela doença, a partir de 1988 o Brasil estabeleceu um dia de tentativa e luta contra a mesma, o dia 27 de novembro. Nessa data são desenvolvidos projetos educativos, de conscientização da população acerca da doença e dos riscos em adquiri-la. Nesse dia, são distribuídos laços vermelhos para serem afixados nas roupas como broches, como símbolo da campanha.
Várias campanhas são realizadas para combater o câncer, os principais fatores que levam à doença são: fumaça de cigarro (químico), radioatividade (físico), infecções virais (biológicos).
Nos últimos anos, os tumores malignos, como também são chamados, foram responsáveis por 12% das mortes no mundo.
Os tratamentos da doença evoluíram muito e, hoje em dia, diagnósticos feitos precocemente podem auxiliar na cura do paciente em até 100%.
Os casos mais graves de câncer são:

O câncer de pulmão é o pior de todos e o mais fácil de ser encontrado. Nas últimas décadas a doença cresceu, no Brasil, cerca de 57% entre os homens e 134% entre as mulheres, pois muitas delas são fumantes passivas. Esse tipo de câncer leva à morte, pois os recursos não são dos melhores. Os tratamentos se restringem a sessões de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia.
De mama, atingindo cerca de 35 mil brasileiras por ano, normalmente aparece em quem tem predisposição genética, havendo outros casos na família. É importante fazer exames de mama e, a partir dos vinte anos de idade, toda mulher deve fazer o autoexame, apalpando os seios logo após o período da menstruação. Mulheres com mais de trinta e cinco anos devem fazer mamografia a cada ano, a fim de assegurar que não estão desenvolvendo a doença.
Nas mulheres, também temos o câncer de colo do útero, responsável pela morte de 4 mil pacientes por ano no Brasil. É causado pelo vírus papiloma humano ou HPV, adquirido nas relações sexuais. Os sintomas desse tipo de câncer são corrimentos contínuos, sangramentos e dores durante as relações sexuais. Quando a mulher percebe esses sintomas, em caso de contaminação pelo vírus, a doença já se encontra em estágio avançado, por isso o melhor a fazer é se prevenir através do uso de preservativos.
Nos homens a doença aparece na próstata, com o desenvolvimento do tumor, porém, facilmente diagnosticado nos consultórios médicos. O problema é que o exame é feito através do toque retal, a partir dos 40 anos de idade, e muitos homens não se sujeitam a passar por essa forma de análise. Quando se descobre a doença, muitas vezes a mesma já está em estágio avançado, por falta de visitas regulares ao médico.
pele também é vítima do câncer. A grande exposição ao sol, a destruição da camada de ozônio, tem feito com que os raios ultravioletas cheguem a atingir-nos com maior facilidade. É comum vermos pessoas estiradas ao sol, entre as dez e quatorze horas, considerados horários críticos à exposição. No Brasil, esses têm aumentado em média de 100 mil novos casos por ano. O mais comum é o carcinoma, sendo responsável por 90% dos casos. Mas o melanoma é a espécie mais agressiva, podendo levar à morte se não for diagnosticado e tratado precocemente, já que pode atingir os órgãos vitais. O tratamento do melanoma é cirurgia seguida de sessões de quimioterapia.
O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia afirma que uma das maiores dificuldades na luta contra o câncer é para se fazer um trabalho preventivo, de conscientização das pessoas.
Alguns tipos da doença, como de colo de útero, próstata, testículos, língua, boca, pele, dentre outros, poderiam ser diagnosticados facilmente em consultas clínicas, feitas regularmente.

25 de nov. de 2012

Dia Internacional Contra a Exploração da Mulher

Dia Internacional Contra a Exploração da Mulher


























Você sabia que 11% das brasileiras com 15 anos ou mais já foram vítimas de espancamento? Sabia também que o marido ou companheiro é responsável por 56% desses casos de violência? Esses dados são de uma pesquisa da Fundação Perseu Abramo. O levantamento aponta que uma em cada cinco mulheres foram agredidas pelo menos uma vez e mais da metade das vítimas não procura ajuda.
O combate à violência contra a mulher tem apresentado recentes avanços. Por parte do governo, algumas importantes medidas já foram tomadas. No Dia Internacional da Mulher deste ano, vamos falar um pouco sobre essas medidas, inclusive a Lei Maria da Penha, que cria instrumentos para coibir a violência doméstica contra a mulher. Procure acompanhar o andamento desses fatos e ver sua repercussão na sociedade!
LEI
O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional um projeto de lei que cria instrumentos para coibir a violência doméstica contra a mulher. Ela foi entregue pela secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, e contém ainda propostas de medidas de prevenção, assistência e proteção às mulheres vítimas de violência. Além disso, prevê o encaminhamento de mulheres em situação de violência e seus dependentes a programas e serviços de proteção, garantindo os diretos à guarda dos filhos e a seus bens. Trata também do processo da volta para o lar, ou seja, a recondução da mulher a sua residência depois do afastamento do agressor.
LEI MARIA DA PENHA
Aprovada por unanimidade em 22 de setembro de 2006, a Lei 11340/06 – mais conhecida como Lei Maria da Penha – foi criada com a finalidade de coibir a violência doméstica contra a mulher. Contém ainda propostas de medidas de prevenção, assistência e proteção às mulheres vítimas de violência. Além disso, prevê o encaminhamento de mulheres em situação de violência e seus dependentes a programas e serviços de proteção, garantindo os diretos à guarda dos filhos e a seus bens. Trata também do processo da volta para o lar, ou seja, a recondução da mulher a sua residência depois do afastamento do agressor.
PACTO NACIONAL PELO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
O objetivo do Pacto é prevenir e combater todo tipo de violência contra as mulheres e garantir seus direitos. Promoção dos Direitos Sexuais e Reprodutivos das Mulheres; Combate à Exploração Sexual de Meninas e Adolescentes e ao Tráfico de Mulheres; Promoção dos Direitos Humanos das Mulheres em Situação de Prisão. O Pacto também é responsável pela instalação do Observatório de Monitoramento da Implementação e Aplicação da Lei Maria da Penha, melhoria das condições de encarceramento feminino, projetos inovadores de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e implantação de uma metodologia de atendimento às mulheres vítimas de tráfico, entre outras medidas.
ATENDENDO ÀS MULHERES
O governo federal criou uma Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, um serviço gratuito de orientação sobre o enfrentamento à violência à mulher, questões de gênero e informações sobre as políticas do governo federal voltadas às mulheres. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana (inclusive feriados) e pode ser acessado de qualquer parte do Brasil.

23 de nov. de 2012

23 de Novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil

23 de Novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil



Comemorada neste dia (23), a data serve para alertar a população sobre os riscos dessa doença, que atinge cerca de 11 mil crianças brasileiras todos os anos. “Os soldadinhos do bem estão lutando contra os vilões que estão querendo crescer dentro de você.” 


O câncer no Brasil 


O câncer infanto-juvenil é considerado raro quando comparado com os tumores de adultos. Ele corresponde a 3% dos casos no Brasil, de acordo com o INCA. Mas merece a mesma atenção, porque ele atinge cerca de 11 mil crianças e adolescente por ano, no Brasil. “O problema é que apenas metade dessas crianças é atendida em centros especializados”. Isso se deve, em grande parte, a falta de hospitais especializados e mesmo de um diagnostico preciso. “Tem criança que morre sem ao menos saber que teve câncer”, alerta o oncologista, que acredita que o simples fato de ter uma data para debater o tema e alertar a população já é um grande avanço para a política de saúde nacional. 

Não existe uma única causa para o surgimento do câncer e nem um tratamento definitivo, mas os avanços tecnológicos possibilitam que as crianças que tem acesso ao tratamento em tempo hábil, levem uma vida normal, após o término. Atualmente, depois de cinco anos, se a doença não se manifestar de novo, as chances são consideradas menores. “Ainda não podemos falar em cura","A probabilidade diminui, mas não é uma garantia." Hoje, três anos depois do tratamento, Mariana leva uma vida normal: vai à escola e, como as crianças da idade dela, adora brincar de boneca. "Convivo com o fantasma do câncer", diz a mãe da Mariana. "Mas falo para a minha filha que os soldadinhos do bem sempre vão vencer."

22 de nov. de 2012

Caminhada diária mantém o corpo e a mente jovens

Caminhada diária mantém o corpo e a mente jovens



A atividade física contínua aumenta circuitos que estimulam o cérebro

Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, aumentando seus circuitos e reduzindo os riscos de problemas de memória e de atenção.

Na pesquisa, publicada na edição de setembro da revista Frontiers in Aging Neuroscience, os especialistas acompanharam, por um ano, 70 adultos com idades entre 60 e 80 anos. E notaram que aqueles que faziam caminhadas regularmente tiveram muitos benefícios, comparados aos sedentários, não apenas fisicamente, mas em relação a sua função cerebral.

"O grupo aeróbico apresentou melhorias na memória, atenção e em diversos outros processos cognitivos", explicou o pesquisador Arthur F. Kramer, um dos coordenadores do estudo. De acordo com os pesquisadores, à medida que os idosos no grupo da caminhada ficavam mais em forma, a atividade cerebral (a conexão das "redes") aumentava de forma similar a alguém de 20 anos de idade.  
Quando ficamos mais velhos, os padrões de conectividade diminuem e as "redes" não ficam bem conectadas para apoiar algumas atividades como, por exemplo, dirigir. Porém, com a ajuda do condicionamento aeróbico, essas "redes" se tornam mais coerentes. "Quando caminhamos, integramos estímulos visuais, auditivos, assim como sinais vindo das articulações e músculos, em relação a onde o pé está, o nível de força, e outros movimentos. É o velho conceito: se você não usa, você perde. Para que algo seja benéfico, precisamos fazê-lo repetidamente, e caminhar é uma atividade de repetição", concluiu o especialista.

Entretanto, segundo os autores, os resultados não acontecem do dia para a noite. Os efeitos no cérebro só começaram a ser observados no grupo de idosos que faziam caminhadas após 12 meses de prática. Por isso, os especialistas recomendam que, por ser uma atividade aparentemente simples, a caminhada seja adotada como hábito de saúde, principalmente pelos idosos.  

10 motivos para você caminhar
dez benefícios que a caminhada diária pode fazer por você. Confira:

1- Aumenta a liberação de endorfinas, ajudando no combate do estresse, ansiedade e depressão.
2- Tonifica a musculatura das pernas, coxas e glúteos
3- Possui um gasto médio de 200-300 kcal/hora. Na subida o gasto calórico pode aumentar para até 450kcal/hora
4- Melhora a circulação sanguínea
5- Auxilia na prevenção de varizes
6- Auxilia no controle do colesterol, aumentando o HDL(bom colesterol) e diminuindo o LDL (mau colesterol)
7- Melhora a atividade do sistema imunológico
8- Aumenta o metabolismo de repouso, aumentando assim o gasto calórico diário
9- Aumenta a capacidade dos pulmões absorverem o oxigênio
10- Alivia os sintomas da TPM  

21 de nov. de 2012

LOCALIZAÇÃO CNES

LOCALIZAÇÃO CNES

                                                     LOCALIZAÇÃO NO CNES
                           http://cnes.datasus.gov.br/geo.asp?VUnidade=3304555417708

21 de Novembro : Dia Nacional da Homeopatia

21 de Novembro : Dia Nacional da Homeopatia

A data comemorativa é uma alusão à chegada do médico francês, Benoit Jules Mure, introdutor da HOMEOPATIA NO BRASIL, ocorrida no dia 21 de novembro de 1840, na colônia do Sahy, no Estado de Santa Catarina, Município de São Francisco do Sul, onde criou a Escola Suplementar de Medicina e o Instituto Homeopático do Sahy. Benoit Jules Mure, que ficou conhecido no Brasil como Bento Mure, nasceu em Lyon em 1809. Foi paciente do Médico Homeopata Dr. Sebastien Des Guidi, tendo sido tratado de tuberculose pelo mesmo. De comerciante, tornou-se Médico Homeopata, tendo sido discípulo de Hahnemann. Homem de caráter convicto e Socialista Utópico, seguidor de Fourier, veio ao Brasil liderando a implantação da Companhia Industrial Francesa, que visava se transformar numa comunidade socialista utópica, de caráter industrial e desenvolvimentista. Seu projeto fora discutido com o governo brasileiro, na época, que autorizou e financiou a sua implantação. Se o falanstério implantado, conforme ficou conhecido a Comunidade Industrial, não passou de uma utopia, a introdução da HOMEOPATIA se materializou no Brasil, tendo sido reconhecida como especialidade Médica pela Associação Médica Brasileira em 1979, e como especialidade Médica pelo Conselho Federal de Medicina em 1980. Bento Mure havia defendido veementemente, no Brasil, o reconhecimento oficial da Homeopatia já em 1843.

20 de nov. de 2012

Dia da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra



Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência antiescravagista. Pesquisas e estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos. Em um dos povoados do quilombo, foi capturado quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Criado e educado por este padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Zumbi (Francisco). Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. "Zumbi" significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.
O nome Palmares foi dado pelos portugueses, em razão do grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, hoje, estado de Alagoas. Os que lá viviam chamavam o quilombo de Angola Janga (Angola Pequena). Palmares constituiu-se como abrigo não só de negros, mas também de brancos pobres, índios e mestiços extorquidos pelo colonizador. Os quilombos, que na língua banto significam "povoação", funcionavam como núcleos habitacionais e comerciais, além de local de resistência à escravidão, já que abrigavam escravos fugidos de fazendas. No Brasil, o mais famoso deles foi Palmares.
O Quilombo dos Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695. No Quilombo de Palmares (o maior em extensão), viviam cerca de vinte mil habitantes. Nos engenhos e senzalas, Palmares era parecido com a Terra Prometida, e Zumbi, era tido como eterno e imortal, e era reconhecido como um protetor leal e corajoso. Zumbi era um extraordinário e talentoso dirigente militar. Explorava com inteligência as peculiaridades da região. No Quilombo de Palmares plantavam-se frutas, milho, mandioca, feijão, cana, legumes, batatas. Em meados do século XVII, calculavam-se cerca de onze povoados. A capital era Macaco, na Serra da Barriga.
A Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista, vulto de triste lembrança da história do Brasil, foi atribuído a tarefa de destruir Palmares. Para o domínio colonial, aniquilar Palmares era mais que um imperativo atribuído, era uma questão de honra. Em 1694, com uma legião de 9.000 homens, armados com canhões, Domingos Jorge Velho começou a empreitada que levaria à derrota de Macaco, principal povoado de Palmares. Segundo Paiva de Oliveira, Zumbi foi localizado no dia 20 de novembro de 1695, vítima da traição de Antônio Soares. “O corpo perfurado por balas e punhaladas foi levado a Porto Calvo. A sua cabeça foi decepada e remetida para Recife onde, foi coberta por sal fino e espetada em um poste até ser consumida pelo tempo”.
O Quilombo dos Palmares foi defendido no século XVII durante anos por Zumbi contra as expedições militares que pretendiam trazer os negros fugidos novamente para a escravidão. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Nas escolas as aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, propiciarão o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

15 de nov. de 2012

Compare cinco tipos de alongamento e escolha o melhor para o seu treino

Compare cinco tipos de alongamento e escolha o melhor para o seu treino


As modalidades variam em intensidade, execução e necessidade de acessórios
Será que é melhor alongar ou aquecer? Algumas pesquisas afirmam que fazer alongamento pode até atrapalhar o desempenho durante a atividade física e tem muito aluno que confia nisso para dar uma encurtada no treino. Mas um novo estudo, publicado pelo American College of Sports Medicine, vem para provar o contrário e acabar com as dúvidas sobre o assunto: a pesquisa, que revisou mais de 100 trabalhos, concluiu que segurar até 45 segundos braços, pernas, pescoço ou costas, em alongamento, não prejudica o rendimento da corrida. O alongamento pode e deve ser feito, mas com alguns cuidados. "Cada aluno deve alongar os músculos considerando dois fatores: as limitações individuais e o tipo de exercício que será praticado". Comece pelos movimentos mais fáceis, do alongamento estático, e avance para modelos mais complexos, como a facilitação neuromuscular proprioceptiva. Os cuidados redobram nas situações em que houve uma lesão muscular: a não ser que exista indicação profissional, seu corpo deve ser poupado de esforços devido ao risco de aparecimento de novos microtraumatismos na região. Para entender as diferenças entre esses e outros métodos, acompanhe as dicas e deixe seu treino mais completo. 

Alongamento dinâmico ou balístico

"Esse tipo de alongamento é indicado, principalmente, para casos em que o ganho da flexibilidade melhora o desempenho esportivo. Segundo o estudo do American College of Sports Medicine, fazer alongamentos dinâmicos - como a elevação dos joelhos, o agachamento e rotação de braços e tronco" é sempre positivo, porque aumenta a mobilidade das articulações e a amplitude do movimento. Alongamentos dinâmicos devem ser realizados após um período inicial de aquecimento, feito a partir de movimentos curtos e deslocamentos pelo solo. As crianças podem praticar esse tipo de alongamento que, se feito de maneira leve, preparara o corpo para a Educação Física.  

 

Alongamento estático

Esse é o tipo mais comum de alongamento, feito quando os músculos são esticados e você permanece numa posição estática. O tempo ideal de alongamento pode variar entre 20 e 30 segundos, permanências superiores desnecessárias para a realização da prática esportiva. "Alongar por mais de 30 segundos provoca um relaxamento dos músculos, prejudicando a produção de força rápida". Outra boa opção é fazer os exercícios de alongamento depois do treino de musculação. Além de melhorar a flexibilidade, você experimenta um relaxamento. O alongamento estático é uma boa alternativa para dar início à reabilitação dos músculos após uma lesão.  

Facilitação neuromuscular proprioceptiva

Ao utilizar essa técnica, o aluno faz o alongamento de uma maneira passiva, ou seja, com o auxílio de outra pessoa, que vai segurar o membro alongado por 30 segundos em determinada posição. Após este período, o praticante realiza uma força contra o ajudante, que sustenta o membro do praticante no ângulo inicial. O estímulo é seguido por um período de relaxamento, em que o ajudante empurra ainda mais a perna do praticante com o intuito de aumentar a amplitude do alongamento. Por exemplo, deitado sobre uma superfície confortável, o praticante dobra um dos joelhos e eleva a outra perna esticada. O ajudante alonga a perna até o limite do praticante. Em seguida, o praticante exerce uma força como se quisesse encostar a perna, que permanece esticada, novamente no chão, por, no máximo, dez segundos. O ajudante resiste a essa força, e em seguida, torna a alongar a perna, conquistando um melhor alongamento. “Há aumento na amplitude de alongamento comparando este método com o alongamento passivo convencional”. Mas vale lembrar que, por se tratar de uma técnica bem específica, o ideal é que seja feita pelo profissional especializado, que sabe até onde deve levar o membro alongado.

Alongamento específico

Mesmo que seja feito outro tipo de alongamento, deve-se, posteriormente, ser feito um alongamento específico para o tipo de atividade que será realizada. "Se for jogar futebol, por exemplo, vale flexionar e rodar o quadril para fora ou até dar alguns chutes". "Dê preferência aos alongamentos com movimentos semelhantes aos do esporte que será realizado, isso minimiza o risco de lesões musculares e articulares." A dica também vale para a musculação, incluindo o alongamento dos grandes grupos musculares e também dos grupos musculares específicos que vão ser mobilizados. 

Alongamento passivo

Esse tipo de alongamento é feito com ajuda de algum aparelho, como uma faixa elástica ou até mesmo uma bola suíça, ou com ajuda de alguém. Nesse caso, o controle do movimento pode ser passado para outra pessoa, por isso é importante ter noção do seu limite e interromper o alongamento se sentir dores excessivas. "Trata-se de uma percepção bastante sutil já que o aumento da amplitude também causa um pouco de dor e isso é importante para que haja aumento gradual da flexibilidade".  

14 de nov. de 2012

HOJE É O DIA MUNDIAL DO DIABETES

HOJE É O DIA MUNDIAL DO DIABETES


O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo.

No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e 500 novos casos surgem a cada dia. O objetivo desta data é chamar a atenção, sobretudo no que diz respeito ao acesso à sua prevenção e tratamento adequados e de qualidade para evitar complicações mais severas, reduzindo o impacto sobre os indivíduos, famílias e custos para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral.


Consequências para o Corpo e Saúde

Aumento de glicose no sangue,
Glicosúria – açúcar na urina,
Dificuldade na cicatrização de ferimentos,
Podem ocorrer: distúrbios circulatórios, baixa resistencia a enfermidades, cegueira, impotência sexual, cãibra e infarto.

Sintomas da Doença

Sede e apetite excessivos, micção frequente,
perda de peso, debilidade geral,
dificuldade de cicatrização.

10 de nov. de 2012

13 DE NOVEMBRO – DIA MUNDIAL PELOS ATOS DE GENTILEZA

13 DE NOVEMBRO – DIA MUNDIAL PELOS ATOS DE GENTILEZA


   Na próxima terça-feira, 13 de novembro, quando se comemora o Dia Mundial da Gentileza, a Clínica da Familia Souza Marques vai está realizando uma reunião com ideias que tem como objetivo promover uma reflexão sobre as PEQUENAS Atitudes de gentileza que farão uma GRANDE diferença no cotidiano do nosso ambiente de trabalho.

A Clínica vai propor um café da manha e uma roda de conversas sobre as maneiras de ser gentil, já que isso surgiu de um encontro na cidade de Tóquio, no Japão, em 1996. Desta pequena conferência foi fundado oWorld Kindness Movement (WKM), organização que incentiva, no mundo, ações de construção de uma vida mais amável. Em novembro de 1998, na I Conferência Mundial do Movimento, foi decidida a data para o World Kindness Day (Dia Mundial da Gentileza).

Uma ótima oportunidade para melhorar as relações, pesquisas revelam que pessoas gentis vivem mais e melhor. Dia de ceder lugar para o idoso, de dar a preferência para alguém no trânsito, de abrir a porta do elevador para um vizinho. Dia de, principalmente, refletir que gentileza não precisa de data certa para ocorrer.

Fiquem ligados pois GENTILEZA gera GENTILEZA e AMOR gera AMOR

9 de nov. de 2012

Fique Sabendo Confirmado!

Fique Sabendo Confirmado!

    Atenção Cidadãos.... Está mais do que confirmado.
    Confirmada para o próximo sábado, dia 10 de novembro, a Campanha Fique Sabendo: um sábado inteiramente dedicado à prevenção do câncer de colo de útero, hepatite, sífilis e HIV.
    A testagem de HIV e Sífilis será realizada para todos que se interessarem e termos um grupo especializado para fazer o aconselhamento.
    O preventivo (Prevenção do Cancer de Colo de útero) será somente com agenda e para isso vc precisa ver com o seu Agente de Saúde. caso você não more na área de abrangência da Clínica da Família, você terá que procurar a recepção do Posto de Saúde Alberto Borghetti e se informar.
   Importante lembrar: Para o colher o preventivo, é necessário que esteja com o cartão SUS em mãos. Por isso se você tiver ele,  é importante que leve, mas se você não tiver, não se preocupe, pois ele será feito na hora. 
     Esperamos a sua presença!
   Cuidar da Saúde: Ato feito por cada um de nós, mas começa com  você

8 de nov. de 2012

Complicações do diabetes: os cuidados para se prevenir dos riscos mais comuns

Complicações do diabetes: os cuidados para se prevenir dos riscos mais comuns


Saúde do diabético pode depender de práticas simples, como reduzir o sal
 Quando uma pessoa recebe o diagnóstico de diabetes, a atenção especial a pequenos detalhes cotidianos deve ser redobrada. Simples hábitos, como escovar os dentes, podem fazer toda a diferença na hora de prevenir complicações perigosas relacionadas à doença. "O diabetes é uma doença que afeta o corpo todo". Mesmo assim, é possível levar uma vida saudável e de qualidade dando atenção a alguns cuidados. 
Fique de olho nos pés
É comum a perda de parte da sensibilidade nos membros inferiores dos diabéticos, devido a uma lesão chamada neuropatia diabética. Esse problema afeta nervos do corpo que - entre outras funções - levam informações sensitivas ao cérebro. Em geral, a primeira parte afetada são os dedos e outras áreas dos pés. Assim, feridas, cortes, rachaduras e 
calos, pratos cheios para instalação de fungos e bactérias, podem passar despercebidos pela falta da sensação de dor ou incômodo.

O problema é que o sistema imunológico de um diabético é menos eficaz do que o de uma pessoa sem a doença. Portanto, o menor machucado pode infeccionar e evoluir para um grave caso de gangrena. No caso da necessidade de uma cirurgia de amputação, as complicações ficam cada vez mais perigosas, já que novos focos de infecção surgem a cada incisão.
Cuide da saúde bucal
Embora pareça muito simples, a recomendação de higiene bucal após cada refeição para diabéticos é fundamental. Isso porque eles estão mais sujeitos à periodontite, doença que ataca gengivas, dentes e suportes dentários. Muitas vezes indolor, ela pode levar a infecções generalizadas.

Um dos motivos é o fato de o "sangue doce" dos portadores de diabetes, com alta concentração de glicose, ser mais propício ao desenvolvimento de bactérias. Outra razão, como esclarece o endocrinologista Frederico, é que, "por ser uma via de entrada de alimentos, a boca acaba recebendo diversos corpos estranhos que, somados ao acúmulo de restos de comida, favorecem a proliferação de bactérias".

Realizar uma boa escovação - que inclua o uso de fio dental - e ir ao dentista uma vez a cada seis meses, portanto, é essencial para prevenir desde cáries até complicações maiores. 
Tire o sal da mesa
Quem é diagnosticado com diabetes tem mais chances de sofrer de
hipertensão, pressão arterial elevada. Ela nada mais é do que consequência da obesidade - no caso do diabetes tipo 2 - e da alta concentração de glicose no sangue, que prejudica a circulação. Se não tratada, ela pode levar a doenças coronarianas, derrames, doenças vasculares periféricas e insuficiência cardíaca.

Por esse motivo, recomenda-se que o diabético não acrescente sal à comida. O sódio aumenta a retenção de líquido no corpo, fazendo com que o coração tenha que trabalhar mais para bombear o sangue, ocasionando o aumento de pressão nas artérias.

Fique de olho, também, no sódio que já vem presente nos alimentos. Alguns produtos apresentam quantidades muito elevadas, como comidas congeladas prontas, macarrão instantâneo, Fast food, embutidos, entre outros.

Corte o cigarro
Diabéticos que fumam multiplicam em até cinco vezes o risco de ter um 
infarto. As substâncias presentes no cigarro ajudam a criar acúmulos de gordura nas artérias, bloqueando a circulação. Consequentemente, o fluxo sanguíneo fica mais e mais lento, até o momento em que a artéria entope.

Além disso, fumar também contribui para o aumento da pressão arterial. Não há discussão sobre o assunto: "Fumar é terminantemente proibido para diabéticos".

Crie uma dieta balanceada
Em geral, não há alimentos proibidos na dieta de um diabético. O essencial é que ele aprenda a consumir cada coisa com moderação.

Apenas que açúcar e massas, que contêm muitos carboidratos, devem ser evitados. No caso do diabetes tipo 2, relacionado à obesidade, as quantidades desses alimentos devem ser bem controladas, uma vez que o excesso de peso atrapalha a atuação da insulina, hormônio responsável por regular a taxa de glicose no sangue.

Os itens mais recomendados na dieta são fibras, minerais e frutas. Ainda assim, tudo em quantidade regulada. Verduras e legumes são muito bem-vindos em quantidade liberada, exceto pela família dos tubérculos, como batata, cenoura e mandioquinha. Para definir essas porções, o ideal é que se procure um nutricionista. "Cada pessoa terá um cardápio diferente, pois seu corpo, pressão, peso e estado geral de saúde são únicos".

Manere no álcool
O álcool não é proibido para diabéticos, mas, como qualquer outra bebida ou alimento, deve ser consumido de forma equilibrada. Primeiro porque bebidas alcoólicas têm muitas calorias, que, além de contribuir para o aumento de peso, elevam o nível de glicemia.

A outra razão é por ela aumentar os riscos de o diabético ter exatamente o efeito contrário: hipoglicemia, que é a diminuição do nível de glicose no sangue. Isso acontece devido ao corpo estar tão ocupado, processando o álcool, que não se dedica a produzir ou liberar insulina.

Se a pessoa for autorizada pelo nutricionista a beber, que opte pelo vinho tinto. Estudos apontam que, por conter flavonoides, a bebida tem ação antioxidante e pode prevenir problemas cardiovasculares.

Exercite-se
Fazer exercícios é uma forma de prevenção de diversos males causados pela diabetes. Eles estimulam a produção de insulina, queimam a gordura corporal, aumentam a sensibilidade das células à insulina e elevam a capacidade dos músculos de reter a glicose.

Além disso, eles contribuem para uma melhor autoestima, pois aliviam o estresse, melhoram a memória, diminuem a ansiedade e dão mais confiança ao praticante.


Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
14133 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.