CF SOUZA MARQUES

Praça do Patriarca, s/n - Madureira - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21310-440 | ☎ Telefone: (21) 3350-5563
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h
Gerente: Roberto Rangel | CNES 5417708 - ESF: 10 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

30 de set. de 2012

Sopro do Coração

Sopro do Coração

      Terminando o ciclo de conversas sobre coração, o assunto é sopro no coração, um problema encontrado em grande quantidade na comunidade e por milhares de brasileiros   
   O sopro do coração, cientificamente chamado de sopro cardíaco, não é uma doença, mas sim um sinal. Ele é caracterizado por um som tipo turbilhonar, que pode ser ouvido durante o exame de auscutação cardíaca.
Algumas doenças que podem estar relacionadas com o sopro cardíaco são:

  • doenças das válvulas cardíacas,
  • anemia,
  • má formação congênita,
  • infarto,
  • hipertireoidismo e outras.
O turbilhonamento do sangue é gerado, principalmente, quando há um aumento das batidas do coração. O indivíduo que possui sopro cardíaco deve ter mais atenção à sua saúde, pois possui maiores chances de sofrer de alguma doença cardíaca no futuro.

29 de set. de 2012

Coração Artificial

Coração Artificial

        Continuando o ciclo de conversas sobre o coração, trazemos coração artificial, tema curioso para a comunidade.
      O coração artificial, também conhecido por Berlin Heart, é um pequeno aparelho criado por cientistas capaz de bombear o sangue para o corpo como se fosse o próprio coração do indivíduo. Ele é colocado junto ao peito e ligado ao coração do paciente e juntamente com este bombeia o sangue para o corpo. Ele deve ser colocado no peito do paciente num procedimento cirúrgico e tem um tempo de durabilidade que varia de 3 meses a 5 anos.
      Com a ajuda deste aparelho pode-se prolongar a vida do paciente por mais alguns meses, enquanto este espera por um transplante cardíaco, ou dá tempo suficiente para que o próprio músculo cardíaco recupere-se. Alguns pacientes podem usar o coração artificial de forma definitiva, como ocorre no caso de paciente que não podem fazer transplantes, por serem muito debilitados.
    O coração artificial pode ser utilizado em caso de diversas doenças cardíacas e adapta-se a diversas idades e peso do paciente, inclusive crianças pequenas.
   O número da Central de Transplante Nacionais no Brasil é 0800 61 19 97, para quem quiser maiores informações sobre transplante de órgãos ou como ser doador, por exemplo.

28 de set. de 2012

Cardiomegalia

Cardiomegalia

   Coração grande é um assunto a ser refletido e a Clínica, dando continuidade a esse importante tema: Dia Mundial do Coração (25/09) e o Dia Nacional da Doação de Órgãos (27/09).

O que é:

A cardiomegalia, popularmente conhecida por doença do coração grande, pode atingir homens e mulheres de todas as idades. Mas, frequentemente, é diagnosticada após os 20 anos de idade, quando o indivíduo apresenta os primeiros sintomas da doença.

Sintomas da Cardiomegalia

Na cardiomegalia o indivíduo apresenta sintomas como falta de ar e fraqueza ao realizar pequenos esforços, como subir 4 degraus de escada. Os desmaios podem ser mais ou menos frequentes dependendo do tipo de ocupação do indivíduo.

Causas da Cardiomegalia

Na cardiomegalia o coração fica grande devido ao seu esforço, que pode ser causado pela pressão alta, devido a doenças coronarianas ou pode estar interligada à doença de chagas.
Com o coração grande, o sangue circula com maior dificuldade, pois o coração não consegue bombear o sangue com a força necessária, o que pode vir a gerar uma insuficiência cardíaca ou até mesmo outras doenças que também afetam o coração.

Diagnóstico da Cardiomegalia

O diagnóstico da cardiomegalia é feito com base na história clínica do indivíduo, com o resultado do raio-x e do eletrocardiograma ECG.
Alguns indivíduos nascem com uma pré-disposição para a doença, devido a uma herança genética. Mas somente o médico cardiologista pode garantir isso e indicar a melhor forma de tratamento, que geralmente é feito com medicamentos que regulam as batidas do coração.

Tratamento para Cardiomegalia

O tratamento para a cardiomegalia consiste na toma de medicamentos diuréticos para aliviar a pressão sobre o coração e os remédios para o coração propriamente ditos. Dependendo da gravidade da situação, o médico poderá solicitar o pace maker.
Se não for suficiente, pode-se recorrer à cirurgia para a troca da válvula cardíaca e por último o transplante de coração, se não houver resultados com os tratamentos anteriores.

Cardiomegalia tem cura?

A cardiomegalia é um sinal de que o coração está grande e este sinal não tem cura, mas tudo aquilo que pode estar relacionado às suas causas ou suas consequências podem ser curados.
Quando seu tratamento é feito corretamente o indivíduo poderá ter uma vida normal, somente evitando esforços, pois seu coração não voltará ao tamanho normal.

27 de set. de 2012

Saúde do coração

Saúde do coração

    Esta semana, o Blog está trazendo um assunto muito importante: o coração. E você? sabe como ele anda?
    Para manter a saúde do coração é importante comer corretamente, evitar o estresse, o fumo, o excesso de peso, a auto-medicação e a vida sedentária.
    Os antecedentes familiares de doença do coração e hipertensão arterial também se constituem fatores de risco para doenças cardiovasculares, exigindo nesses casos maior atenção e cuidados para previnir problemas cardíacos.
    A melhor estratégia para manter a saúde do seu coração é diferente para cada indivíduo, mas é certo para todos, que levar uma vida mais saudável aumenta a saúde do coração.

26 de set. de 2012

Sintomas de doença do Coração

Sintomas de doença do Coração

      Dando continuidade, essa semana o nosso blog abre uma série de reportagens sobre o coração, comemorando o Dia Mundial do Coração(25/09) e o Dia Nacional da Doação de Órgãos (27/09).  Vamos divulgar os mais diversos assuntos a respeito desse importante tema e desse órgão o qual é importantíssimo ao nosso corpo
    O coração humano é o órgão responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo, que é feito em aproximadamente 45 segundos em repouso.
  • Falta de ar, ao repouso ou ao esforço;
  • Dor no peito, devido a má circulação sanguínea no local;
  • Cansaço fácil;
  • Desmaio, após atividade física intensa;
  • Palpitações ou taquicardia;
  • Tosse seca persistente;
  • Pressão alta;
  • Cor azulada nas pontas dos dedos ou unhas;
  • Tonturas;
  • Varizes;
  • Má circulação nas pernas;
  • Impotência sexual e
  • Inchaço nos tornozelos.
       O cardiologista deverá saber se o indivíduo possui estes sintomas, principalmente no pré-operatótio de cirurgia cardíaca, para garantir o sucesso da operação.
       Os indivíduos com maior propensão para desenvolver as doenças do coração são os sedentários, acima do peso, com colesterol alto e histórico de doença cardíaca na família. Estes devem ter uma atenção especial à sua saúde evitando o sobrepeso e a má alimentação, que são fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardíacas.
      As doenças cardíacas não surgem de repente, elas vão se desenvolvendo ao longo dos anos, muitas vezes sem apresentar nenhum sintoma. Algumas só são descobertas quando o indivíduo submete-se a exames como a angiotomografia ou o teste de esforço, por exemplo.
      Para prevenir as doenças do coração recomenda-se uma alimentação saudável com pouco sal, açúcar e gordura e a prática regular de exercícios físicos. Quem não tem tempo livre, deve fazer escolhas acertadas como evitar o elevador e subir de escadas, não usar o controle remoto e levantar e ir até a tv mudar de canal e outras atitudes como estas que fazem o corpo esforçar-se mais e gastar mais energia.

25 de set. de 2012

Capacitação Sobre Diversidade Sexual

Capacitação Sobre Diversidade Sexual

    Hoje, na Clínica da Família Souza Marques aconteceu uma capacitação para os agentes sobre Diversidade Sexual. A Capacitação ficou a cargo de Sergio Camargo, assessor de Politicas Públicas da CEDS - Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual que tirou as duvidas dos Agentes e Equipe Técnica sobre os mais variados assuntos relacionados a Diversidade Sexual.
   A Coordenadoria, que foi criada em 2001, foi pioneira no país na criação de lei que pune práticas discriminatórias contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTs): a Lei n.º 2475/1996, regulamentada pelo Decreto 33.033/2008, que assegura que no Município do Rio, nenhum estabelecimento comercial ou repartição pública carioca poderá discriminar pessoas em virtude de sua orientação sexual ou identidade de gênero tais como: Inibir ou proibir a manifestação pública de carinho, afeto ou sentimento, Impedir ou dificultar o acesso do consumido ou recusar-lhe atendimento e Negativa ou imposição de pagamento superior em hotéis, motéis e similares
   A discriminação e o preconceito, de quaisquer formas, são verdadeiros males do século e o que for possível para a cidade do Rio de Janeiro se distanciar desse comportamento, será feito. Somos uma cidade inclusiva, receptiva e hospitaleira. Logo, o poder público atuará de forma incisiva através da CEDS para garantir o pleno exercício da cidadania da população LGBT.
  A idéia do Clinica é alertar sobre os procedimentos para a abordagem de pessoas desse gênero de modo que não haja uma opinião contrária a respeito do assunto, devido a inserção do Projeto DAMAS na nossa Unidade de Saúde.
  Para quem não sabe, o projeto DAMAS age como forma de intervenção no desencadeamento de estratégia de ação que visam a elevação da auto estima desta população, criando oficinas de capacitação que contribuam para o surgimento de oportunidades que favoreçam o protagonismo social, o crescimento econômico e consequentemente, pessoal e social, além de ajudar na reflexão e trabalhar ações que diminuam o preconceito contra travestis e transexuais, tornando possível a integração delas com os demais segmentos da sociedade.
  É mais um passo de cidadania que  CLÍNICA DA FAMÍLIA SOUZA MARQUES dá em direção a cidadania e a igualdade social. 

  Leis que amparam os Homossexuais:
   
   Leis Municipais e Estaduais : 

   Leis Federais:
   ADPF 132
   

Tonturas podem indicar um coração doente

Tonturas podem indicar um coração doente

  Dando continuidade, essa semana o nosso blog abre uma série de reportagens sobre o coração, comemorando o Dia Mundial do Coração (25/09) e o Dia Nacional da Doação de Órgãos (27/09).  Vamos divulgar os mais diversos assuntos a respeito desse importante tema e desse órgão o qual é importabtíssimo ao nosso corpo

    Já sentiu alguma tontura? cuidado! pode ser seu coração reclamando. Por isso, continuando esse baten papo sobre o coração, trazemos esse tema muito sério para a comunidade.
   Tonturas que parecem banais podem indicar problemas sérios no coração.    Tonturas repentinas que passam geralmente rápido quando a pessoa está de pé, mesmo parada, pode parecer sem importância, mas pode ser hipotensão e muitas vezes é um sinal de que o coração não está bem. Nestes casos a melhor atitude é procurar um cardiologista e fazer exames.
   Embora tonturas possam indicar um coração doente, e esta seja apenas um hipótese, é importante dizer para o médico caso sinta tonturas, com que frequência e em que condições elas aparecem, desta forma, o cardiologista poderá fazer uma análise mais personalizada da situação, avaliando se é ou não uma situação relacionada à hipotensão ou falha cardíaca e tratar do problema o tempo certo.
   Numa falha cardíaca, o coração perde a habilidade de bombear o sangue para o resto do corpo podendo muitas vezes ser fatal, especialmente quando não se percebe com antecedência, que existe algum problema com o coração.
   Dados clínicos mais antigos e numerosos referem que uma das causas mais comuns do processo de doença cardiovascular que compromete o coração é a arterioesclerose que endurece as artérias, e enfraquecem o músculo do coração e diminuindo a sua capacidade de bombear o sangue de forma eficiente, dificultando assim a irrigação e oxigenação do corpo.

Fonte:Journal of Hypertension. 30(1):38-39, January 2012. Judd, Eric; Calhoun, David A.; HYPERTENSION AND ORTHOSTATIC HYPOTENSION IN OLDER PATIENTS.

Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
14133 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.