CF SOUZA MARQUES

Praça do Patriarca, s/n - Madureira - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21310-440 | ☎ Telefone: (21) 3350-5563
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h
Gerente: Roberto Rangel | CNES 5417708 - ESF: 10 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

31 de mai. de 2012

“Saúde Bucal – Mitos e Verdades”

“Saúde Bucal – Mitos e Verdades”


      No mês anterior, foi realizado, na Escola Municipal Cardeal Arcoverde, uma atividade educativa com a temática “Saúde Bucal – Mitos e Verdades”. Comandada e Organizada pela equipe de Saúde Bucal, teve a participação do Cirurgião Dentista Rafael, a Auxiliar de Saúde Bucal Valéria, a Educadora Física Priscila e a Nutricionista Tâmy. O público-alvo foram as crianças na faixa etária de 09 a 13 anos e o objetivo da atividade foi abordar a saúde da boca e esclarecer algumas dúvidas relacionadas ao tema.
   
   Com um bate papo muito divertido, foi utilizados como recursos um macromodelo dentário para demonstrar a importância de uma escovação correta dos dentes, além de  folhas para sorteio com leitura de frases e durex para anexá-las ao quadro para serem trabalhadas por, num total de,  117 crianças que ativamente participaram da atividade.
    Durante a atividade dinâmica de “mitos e verdades” que foi realizada pelos profissionais, a galerinha foi mega participativa e interativa na atividade, levantando questionamentos importantes sobre o tema, havendo assim um esclarecimento bastante detalhado de todas as dúvidas. A aceitação do tema foi total e houve um interesse dos participantes pelo tema para que esse fosse mais aprofundado, além da manifestação do desejo de buscar e levar parentes à unidade de saúde.
    Os profissionais de saúde colocaram-se à disposição das crianças e da escola. O evento foi considerado um êxito sob o ponto de vista da promoção da saúde e prevenção, haja vista que os participantes aderiram à atividade, pois várias perguntas surgiram e a participação foi efetiva.

29 de mai. de 2012

Caminhada a Dengue sobe os Morros

Caminhada a Dengue sobe os Morros

Quem desce do morro, não morre no asfalto....
Lá vem o Brasil descendo a ladeira
Na bola, no samba, na sola, no salto
Lá vem o Brasil descendo a ladeira
Na sua escola é a passista primeira
Lá vem o Brasil descendo a ladeira
No equilíbrio da lata não é brincadeira
Lá vem o Brasil descendo a ladeira...




   Moraes Moreira e  Pepeu Gomes são as nossas inspiraçôes para a próxima caminhada de combate a Dengue. 
    E o foco? Vamos subir o morro, para nossa alegria,   alertar a comunidade do Fubá para essa grande ameaça a nossa saúde, indo de casa em casa conscientizando a população.
   Vamos observar os focos nas nossas casas e na nossa redondeza, afinal de contas a luta não é so minha, mas de toda a comunidade.

   Caminhada: dia 01 de junho
   Horário: 08:00
   Local: Comunidade Fubá e Campinho

Venham, vocês são nossos convidados de Honra!
     

P.S.E. Escova a E.M. Rugendas

P.S.E. Escova a E.M. Rugendas

   
     Hoje a Escola Municipal Rugendas foi invadida pelo PSE e a equipe dessa vez foi a  Padre Manso. Liderados pela enfermeira Eliane Victorino, os Agentes Karina, Claudia, Andressa Mara e Raul Guilherme auxiliaram a Dentista Carla Maxuel e a Técnica de Saúde Bucal Vera e a Educadora Física Priscila no tema escolhido para ser tratado nesse mês.
 
     O tema escolhido foi Saúde Bucal e o mesmo foi desenvolvido com maior criatividade. O tema teve a duração do dia inteiro e logo começou com uma palestra onde os agentes explicaram a importância da escovação correta. Logo em seguida foi feito uma experiencia com ovos, sendo eles escovados normais e também com o escovados com ácido muriático.  E no fim um grupo de 35 a 40 alunos foram escolhidos aleatoriamente para aprender corretamente  omo se escova.Bastantes alegres, os alunos se despediram da Equipe Padre Manso que volta mês que vem para novas aventuras.





PSE? O que é?

   O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Como consolidar essa atitude dentro das escolas? Essa é a questão que nos guiou para elaboração da metodologia das Agendas de Educação e Saúde, a serem executadas como projetos didáticos nas Escolas. 
   O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Tabaco: combate por um mundo melhor

Tabaco: combate por um mundo melhor

   No dia 31 de maio, comemoramos o Dia Internacional da luta contra o Tabaco, mas este ainda é uma das principais causas de morte evitável no mundo nos dias de hoje. Segundo informações colhidas com a Organização Mundial de Saúde – OMS - mais de  7 milhões de  pessoas no mundo morrem todos os anos vitimas de algum tipo de doença, como o câncer por exemplo,  o que torna a doença a maior causa de mortes mundialmente. Ainda segundo a OMS, a maioria das mortes relatadas se refere aos casos de câncer de pulmão.
   Basta manter um cigarro aceso para poluir o ambiente. A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono (o mesmo que sai do escapamento dos veículos), substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações. Imagine a quantidade de toxidade que várias pessoas fumando deixam no nosso Planeta.

    Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata entre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: uso de agrotóxicos, adoecimento dos fumicultores, inclusive crianças e adolescentes, desmatamento, incêndios, resíduos urbanos e marinhos.
     Os agricultores são vítimas de doenças causadas pelos pesticidas e pelo manuseio da folha de tabaco (doença do tabaco verde, com sintomas que incluem náusea, vômito, fraqueza, dor de cabeça, tonteira, dores abdominais, dificuldade para respirar e alteração na pressão sanguínea). Dentre as crianças e adolescentes de 5 a 15 anos envolvidas em atividades agrícolas na região Sul do Brasil, 14% trabalham no cultivo do tabaco, ficando expostas a grandes quantidades de agrotóxicos.
    Nos países em desenvolvimento, o desmatamento devido ao plantio e secagem das folhas do tabaco corresponde a 5% do total. Para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é sacrificada. O fumante de um maço de cigarros por dia consome duas árvores em um mês. Ainda que as zonas desmatadas sejam reflorestadas, não são refeitas as condições naturais quanto à flora e à fauna da mata virgem. O desmatamento está associado ainda a surtos de doenças infecciosas, e à erosão e destruição do solo.

   Pelo menos 25% dos incêndios rurais e urbanos são causados por pontas de cigarros. Os filtros, por sua vez, estão carregados de materiais tóxicos que podem demorar mais de cinco anos para se decompor. Há contaminação do solo e bloqueio dos sistemas das águas e esgoto.
   As pontas de cigarros são levadas pela chuva para rios, lagos, oceanos, matando peixes, tartarugas e aves marinhas que podem ingeri-las.
  Respeite a sua saúde e a saúde do planeta. Ambiente saudável é ambiente livre do cigarro



  “Fumar: Faz mal pra você, faz mal pro planeta"


    Fonte:http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/dia_mundial_sem_tabaco/site/2012/ faz_mal_pra_voce_e_pro_planeta

"Eu amo meus peitos"

"Eu amo meus peitos"

    No dia de hoje, a  Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lançou a campanha "Eu amo meus peitos", em parceria com o governo do estado do Rio de Janeiro e a prefeitura do Rio. O objetivo da campanha é disseminar entre as mulheres o hábito da prevenção e chamar a atenção da mulher para a importância de cuidar das mamas,  por meio dos exames como a mamografia anual e a consulta ao mastologista, que é o médico especializado no assunto. Segundo  Carlos Alberto Ruiz.(presidente da SBM) , o mais comum, no entanto, é as mulheres consultarem o ginecologista e, na descoberta do câncer, o oncologista.  A campanha quer chamar atenção das mulheres para a importância de cuidar das mamas,. Além disso, é necessária a consulta regular ao mastologista, médico especializado no assunto.
     De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2012,  O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres e, se descoberto cedo, as chances de cura chegam a até 95% dos casos, que devem somar mais de 52 mil em 2012. Para disseminar o hábito da prevenção, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), em parceria com o Governo do Estado do Rio e a Prefeitura do Rio, lançou, ontem, no dia 28 de maio a campanha no Centro de Diagnóstico por Imagem - o Rio Imagem. Estiveram presentes o Secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes, o Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, Hans Dohmann, e o alem do presidente da SBM, Carlos Alberto Ruiz.
Sobre a campanha
     Com conceito simples e provocativo, a campanha foca a autoestima feminina. Como os seios são símbolo da beleza e da sensualidade, uma provocação será lançada para as brasileiras: para manter esses atributos tão caros a toda mulher, é preciso ter peito e fazer exames regularmente. Mulheres comuns são as estrelas da campanha da SBM, que já acontece há 12 anos. Para estimular o engajamento, um hotsite publicará fotos de peitos produzidas por internautas anônimas. A fanpage no Facebook e o canal no Twitter veicularão notícias sobre o câncer de mama e servirão de meio de comunicação para a população tirar dúvidas. Diferentemente desta edição, as campanhas anteriores contaram com "madrinhas" bem conhecidas - celebridades inspiradoras de comportamentos, capazes de mobilizar a sociedade para o tema. Ana Maria Braga, Giovana Antonelli, Regina Duarte, Luiza Brunet e outras contribuíram para a ação, que sempre privilegia a prestação direta de serviços.

       Para mais informações, consulte o site da Sociedade Brasileira de Mastologia:http://www.sbmastologia.com.br

Coroação de um trabalho

Coroação de um trabalho

    Desde que assumiu como Subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro em 2008, Sr. Daniel Soranz fez da sua função um compromisso diário, mais que isso fez uma luta constante para que houvesse uma melhoria nos serviços prestados a toda a comunidade. E, com base nessa afirmação, a Clinica da Família tem a Honra de convidar a cada um dos presentes aqui para uma homenagem que será ofertada no dia 31 de Maio ao nosso Subsecretário. Trata-se da Medalha Tiradentes.

      A Medalha Tiradentes foi instituida pela Resolução Nº 359 de 1989 em 8 de agosto de 1989 e é destinada a premiar pessoas que hajam prestado relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro.  A Medalha Tiradentes, será acompanhada de diploma, no anverso terá a efígie do Protomártir da Independência – Joaquim José da Silva Xavier e a legenda Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e, no reverso, a inscrição Libertas Quae Sera Tamen, circundada pelo contorno geográfico do Brasil. É a mais alta condecoração concedida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
     Fica aqui nosso convite a cada um de vocês que fizeram dessa parte dessa história


    Dia :31/05/2012
    Local: Palácio Tiradentes - Rua Primeiro de Março, S/Nº  - Praça XV - Centro - Rio de Janeiro - RJ
    Horário: 18:30

28 de mai. de 2012

LIRAa: (LEVANTAMENTO DE INDICE RAPIDO DO AEDES

LIRAa: (LEVANTAMENTO DE INDICE RAPIDO DO AEDES


Agente analisando a coleta

   Foi realizado, nesta ultima semana (21 AO 25 DE MAIO), pelos Agentes de Controles de Endemias (carinhosamente chamados de AVS) de Madureira ,O LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do AEDES). que é feito por meio de pesquisa larvária para que se conheça o grau de infestação, dispersão e densidade do Mosquito.
                No LIRAa, alguns quarteirões da área de abrangência são selecionado aleatóriamente , geralmente os que apresentam alguma problemática, e realizado o trabalho de inspeção, tratamento e coleta de de amostras. .

Estudos e Analises sendo realizada
           
            Esse método foi desenvolvido em 2002 para atender as necessidades dos gestores e profissionais que são responsáveis pelo programa de controle de Dengue de dispor das informações entomológicas, antecedendo o período de maior transmissão.
               Foram visitados pelos agentes mas de 1000 imóveis em toda a localidade de Madureira, Incluindo as Comunidades: Serrinha, Buruti-Congonhas, São José e Cajueiro; onde foram coletadas amostras e enviadas para análise.
             

Equipe da Endemia ao Lado de Daniel Soranz e  Juliana
       
        Na semana decorrente, os agentes receberam a Visita do Sub-secretário de Saúde, o Sr. Daniel Soranz, que esteve visitando a Clínica da Família Souza Marques.
          A Equipe da Endemia é formada pelo Supervisor de Campo, o Sandro e mais 19 agentes, nos quais 02 são chamados de despachante do 1746, responsáveis de receber as reclamações desse numero e repassar para que a equipe averigue a causa. Esse atendimento é responsável por todo o setor (Madureira, Campinho, Cascadura e Quintino). Cada agente é responsável de cobrir uma área e estes por sua vez já estão mais que prontos para a prevenção e luta contra o mosquito.
         
        Um excelente trabalho aos nossos amigos Agentes.

P.S.E. Brinca na E.M. Paraná

P.S.E. Brinca na E.M. Paraná

                    Comemorando o Dia Internacional do Brincar, a Escola Municipal Paraná promove uma atividade bem diferente das de costume. Tratou-se do dia de Brincar. E, para nossa alegria, a galerinha se esbaldou com muita brincadeira e diversão.
                   O foco dessa vez foram os alunos do turno da tarde, que, com todo o gás, se divertiram de montão e puderam aprender coisas muito importantes sobre a natureza.




   Primeiro eles ouviram uma colocação a respeito da atividade de hoje que é baseada no dia do Brincar com a Enfemeira Maria das Graças e o Agente Raphael Silva. Logo em seguida, a Técnica Lucivania Gusmão e  a Agente Graziele Alves explicaram, as crianças sobre as ações que podem ser promovidas para colaborar com a  natureza. E por fim a Educadora Priscila, a Técnica de saúde Bucal Vera e o Agente Comunitário Rafael Moura encabeçaram  as brincadeiras com muita alegria e bastante bom humor.

.
               A turma foi dividida em dois times. meninos e meninas. O primeiro grupo então começava a maratona.  E começaram logo com um zig-zag entre os cones sem sair do famoso trenzinho, mostrando a galerinha todo trabalho de equipe necessário para ajudar o nosso meio ambiente. Logo em seguida, sem soltar as mãos a galera passou pela prova de passar os bambolês de um lado para o outro. E como lugar de lixo é no lixo, nossos aluninhos aprenderam essa lição importante e passaram primeiro a lixeira e depois passaram uma bola (que aqui representava o lixo. E nada melhor dar uma volta de bicicleta, nossos alunos deram as suas pedaladas contra a poluição do ar e foram até as lixeiras coloridas e lá deram uma aula de coleta.
  Satisfeitos e felizes, as crianças se despediram da Equipe Fubá que volta mes que vem para novas aventuras.

PSE? O que é?

   O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Como consolidar essa atitude dentro das escolas? Essa é a questão que nos guiou para elaboração da metodologia das Agendas de Educação e Saúde, a serem executadas como projetos didáticos nas Escolas.
   O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

25 de mai. de 2012

Atividades para os Idosos fecham o mês de Maio com chave de Ouro.

Atividades para os Idosos fecham o mês de Maio com chave de Ouro.




Mes de maio foi a coroação de dois eventos bem parecidos: O grupo de cuidadores e o Chá do idoso. No dia 24 de maio, O Grupo "Cuidando de quem cuida", liderados pelo Enfermeiro Carlos (Eq. Teles) e Cláudia (Eq. Teles) foram os responsáveis de mostrar a cada idoso que ainda temos tempo de fazer da vida de quem cuidamos uam grande felicidade. Já no dia 25 de maio , no Projeto AMAR, aconteceu uma outra reunião de idosos com o tema ‘Chá do Idoso’. Os objetivos foram: Reunir os idosos promovendo uma integração entre os cadastrados, orientando os usuários sobre a importância da Vacinação, a prevenção de doenças que surgem na boca, limpeza adequada de dentes e dentaduras, cuidados com a gengiva, escovação adequada, controle de Pressão Arterial e Glicemia, alimentação saudável, importância da prática de atividade física. Foram distribuídos Cadernetas de Saúde da Pessoa Idosa, folders informativos. Foram realizadas a aferição de PA e Glicemia e Vacinação nos cadastrados.
A atividade contou com a participação de equipe multiprofissional: 01 enfermeira (Graça), 01 Dentista (Carla), 01 Técnica de Saúde Bucal (Vera), 04 Agentes Comunitários de Saúde(Rafael, Graziele, Raphael e Déborah) e profissionais do NASF (Tâmy – Nutricionista e Priscila – Educadora Física), vinculados à Clínica da Família Souza Marques. Após as orientações, os cadastrados puderam tomar o chá da tarde oferecido pela equipe.
Ao total foram abordadas 40 pessoas nas duas atividades. e esse mes ainda teremos um pouco mais de cada uma delas: dia 14 de Junho no campo do Tomeló teremos o II chá do idoso e no mesmo dia teremos a reunião do grupo "Cuidando de quem cuida"





24 de mai. de 2012

Programa Saúde na Escola. na Escola Municipal José Emygdio de Oliveira

Programa Saúde na Escola. na Escola Municipal José Emygdio de Oliveira

 
Faz dois dias atrás, mas para os alunos da Escola Municipal José Emygdio de Oliveira parece que foi hoje que os nossos profissionais da saúde junto com os  agentes comunitários passaram essa tarde de alegria e prevenção a Saúde.
A Equipe Dinis Barreto, liderada pela enfermeira Patrícia foi o motivo de tanta felicidade, afinal de contas é apenas uma vez por mês que recebemos uma visita tão ilustre.
  O tema é Avaliação Nutricional  e as Agentes Tatiana, Miriam, Verônica, Mariana e Monique estavam prontos para realizar pesagem e verificação de altura do jovens.


    Com muita diversão, a equipe primeiro fez uma sala de espera explicando a  importância da avaliação nutricional e de uma alimentação saudável, alem dos riscos a saúde caso não aconteça uma alimentação correta. Logo em seguida, um a um foi formando uma fila que formou para a pesagem e medição de altura. Com a certeza de que a fala foi atingida com sucesso e que os adolescentes conseguiram captar as informações corretas, a equipe Dinis Barreto concluiu a sua etapa esse mês com a  promessa de uma volta ainda mais animada do que foi.  Vale ressaltar que o PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.


     O programa está estruturado em quatro blocos. O primeiro consiste na avaliação das condições de saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avaliação psicológica do estudante. O segundo trata da promoção da saúde e da prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Também neste bloco há uma abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física e práticas corporais.
 O terceiro bloco do programa é voltado à educação permanente e capacitação de profissionais e de jovens. Essa etapa está sob a responsabilidade da Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação, em interface com os Núcleos de Telessaúde, do Ministério da Saúde, e observa os temas da saúde e constituição das equipes de saúde que atuarão nos territórios do PSE.
  O último prevê o monitoramento e a avaliação da saúde dos estudantes por intermédio de duas pesquisas. A primeira é a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que contempla, além de outros, todos os itens da avaliação das condições de saúde e perfil socio-econômico das escolas públicas e privadas nas 27 capitais brasileiras. O resultado dessa pesquisa servirá para que as escolas e as equipes de saúde tenham parâmetro para a avaliação da comunidade estudantil. A segunda pesquisa será o Encarte Saúde no Censo Escolar (Censo da Educação Básica), elaborado e aplicado no contexto do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) desde 2005. Essa sondagem consiste em cinco questões ligadas mais diretamente ao tema DST/AIDS.
 O tempo de execução de cada bloco será planejado pela Equipe de Saúde da Família levando em conta o ano letivo e o projeto político-pedagógico da escola. As ações previstas no PSE serão acompanhadas por uma comissão intersetorial de educação e de saúde, formada por pais, professores e representantes da saúde, que poderão ser os integrantes da equipe de conselheiros locais.
  Então aguardem as nossas próximas atividades na Escola Municipal José Emygdio de Oliveira e eventos da Equipe Dinis Barreto,

Dia Internacional de Tireoide - 25 de Maio

Dia Internacional de Tireoide - 25 de Maio


          A tireóide é uma importante glândula do nosso organismo e produz hormônios que tem como uma das suas principais funções regular o metabolismo. Quando ela não funciona adequadamente pode levar a repercussões em todo o corpo em graus variáveis de severidade, desde sintomas que muitas vezes podem passar desapercebidos até formas extremamente graves que podem trazer risco de vida."


     No dia 25 de Maio é comemorado o dia internacional de combate a tireóide, mas você sabe o que é Tireóide?

       A tireóide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço e produz os hormônios T3 (tiiodotironina) e T4 (tiroxina) que atuam em todo o nosso organismo, regulando o crescimento, digestão e o metabolismo.
     Quando a tireóide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo). De maneira geral, quando a glândula está hiperfuncionante ocorre uma aceleração do metabolismo em todo organismo, podendo ocorrer agitação, diarréia, taquicardia, perda de peso etc, ao contrário, quando a glândula está hipofuncionante pode ocorrer cansaço, fala arrastada, intestino preso, ganho de peso, etc.
        Cerca de 10% das mulheres acima de 40 anos e em torno de 20% das que têm acima de 60 anos manifestam algum problema na tireóide. Algumas estatísticas demonstram que 1 em cada 5 mulheres que procuram seus ginecologistas para iniciar a terapia de reposição hormonal apresenta, na verdade, problemas tireoidianos. Porém é importante estar atento pois todas as pessoas, independente de sexo e idade, estão sujeitas a alterações desta glândula.

     O hipertireoidismo ou tireotoxicose é uma condição caracterizada pelo aumento da secreção dos hormônios da tireóide e pode originar-se de várias causas.
      Em sua forma mais leve, o hipertireoidismo pode não apresentar sintomas facilmente reconhecíveis ou apenas cursar com sintomas inespecíficos, como sensação de desconforto e fraqueza. Mas o hipertireoidismo pode ser uma doença grave e séria e até mesmo colocar em risco a vida da pessoa.
      A causa mais comum do hipertireoidismo é uma doença auto-imune (em que o próprio corpo produz anticorpos que "atacam" o órgão) chamada Doença de Graves. Outras causas do hipertireoidismo incluem o bócio multinodular (aumento do volume da glândula que leva a produção excessiva dos hormônios), os tumores da glândula tireóide, da glândula pituitária, dos testículos ou dos ovários, a inflamação da tireóide resultante de uma infecção viral ou outra inflamação, a ingestão de quantidades excessivas de hormônio tireóideo e a ingestão excessiva de iodo. Várias substâncias com altas concentrações de iodo, tais como comprimidos de alga, alguns expectorantes e amiodarona (medicação utilizada no tratamento de arritmias cardíacas) podem, ocasionalmente, causar hipertireoidismo.

Os principais sintomas do hipertireoidismo são:
• taquicardia,
• perda de apetite,
• perda de peso importante,
• nervosismo, ansiedade e inquietação,
• intolerância ao calor,
• sudorese aumentada,
• fadiga e cãibras musculares,
• evacuações freqüentes,
• irregularidades menstruais,

      Outros sintomas que podem também estar presentes são: presença do bócio (papo), fraqueza, sede excessiva, aumento do lacrimejamento, dificuldade para dormir, pele fria e úmida, vermelhidão ou rubor da pele, pele anormalmente escura ou clara, queda de cabelo, descamação e rápido crescimento das unhas, náuseas e vômitos, atrofia muscular, tremor nas mãos, diarréia, pressão sanguínea alta, dor nos ossos, protusão dos olhos (exoftalmia), visão dupla, aumento da probabilidade de aborto, dentre outros.

     Os sinais e sintomas característicos do hipertireoidismo podem ser detectados pelo médico. Adicionalmente, exames podem ser utilizados para confirmar o diagnóstico e definir a causa, como os listados abaixo:
• TSH (hormônio estimulante da tireóide): O TSH é um hormônio que regula a produção dos hormônios tireoidianos (T3 e T4), quando a produção desses hormônios está alta, o nível de TSH diminui, e quando está baixa, o nível de TSH aumenta para estimular a produção dos hormônios tireoidianos. Um nível sangüíneo baixo do TSH é o melhor indicador de hipertireoidismo. Se o nível de TSH é muito baixo, é importante também checar os níveis de hormônio tireoidiano para confirmar o diagnóstico de hipertireoidismo.
• T4 livre e T3 livre (são os hormônios tireoidianos ativos): Quando o hipertireoidismo se desenvolve, os níveis de T4 e T3 sobem acima dos valores normais.
• TSI (imunoglobulina estimulante da tireóide): É uma substância freqüentemente encontrada no sangue quando a doença de Graves é a causa do hipertireoidismo. Este teste não é solicitado rotineiramente, uma vez que ele raramente interfere nas decisões do tratamento.
Antes do desenvolvimento de opções atuais do tratamento, a taxa de morte do hipertireoidismo era maior que 50%. Agora, diversos tratamentos eficazes estão disponíveis, e com o controle adequado, a morte por hipertireoidismo é rara. O tratamento varia dependendo da causa e também da gravidade dos sintomas. O hipertireoidismo pode ser tratado com medicamentos antitireoidianos, iodo radioativo ou cirurgia.
Dentre as principais complicações do hipertireoidismo estão as complicações cardíacas, incluindo taquicardia, insuficiência cardíaca e arritmia. A crise de tireóide ou "tempestade" da tireóide é uma exacerbação aguda dos sintomas do hipertireoidismo que podem ocorrer devido a infecções ou estresse. Pode ocorrer ainda febre, diminuição do estado de alerta e dor abdominal, necessitando nesses casos de hospitalização.


      No hipotireoidismo ocorre a deficiência dos hormônios da tireóide, que pode potencialmente afetar o funcionamento de todo o corpo. A taxa de funcionamento normal do corpo diminui causando lentidão mental e física. Os principais fatores de risco são idade superior a 50 anos, sexo feminino, obesidade, cirurgia de retirada da tireóide e exposição prolongada a radiação.
     O grau de severidade pode variar de leve, apresentando um quadro de depressão em que o diagnóstico de hipotireoidismo pode passar desapercebido, até a forma mais grave, denominada mixedema, caracterizada pelo inchaço de todo o corpo e que constitui uma emergência médica.
    As causas mais comuns de hipotireoidismo são: doença de Hashimoto (uma doença auto-imune); tratamento do hipertireoidismo com iodo radiativo; retirada cirúrgica da tireóide para tratar hipertireoidismo ou tumor; uso prévio de medicamentos antitireóideos; pós-parto (transitório em 60-70% dos casos); uso de certos medicamentos como lítio, amiodarona, iodeto e interferon alfa; deficiência na regulação da glândula; inflamação da tireóide; deficiência de iodo (substância importante para a produção dos hormônios tireoidianos) e resistência generalizada ao hormônio tireóideo.

     Os principais sintomas do hipotireoidismo são:
• fraqueza e cansaço,
• intolerância ao frio,
• intestino preso,
• ganho de peso,
• depressão,
• dor muscular e nas articulações,
• unhas finas e quebradiças,
• enfraquecimento do cabelo,
• palidez.

    Outros sintomas que podem aparecer mais tardiamente são: fala lenta, pele ressecada e espessada, inchaço de mãos, pés e face, diminuição do paladar e olfato, rouquidão, menstruação irregular, dentre outros.
      O diagnóstico do hipotireoidismo será feito pelo médico com o auxílio de exames laboratoriais que avaliam a função da tireóide. Normalmente, encontramos as seguintes características:

• TSH: todos apresentam concentrações circulantes elevadas de hormônio estimulador da tireóide.
• T3 e T4 livres: os níveis dos hormônios tireoidianos podem estar normais, em casos assintomáticos ou brandos, ou diminuídos.
    O objetivo do tratamento é repor a deficiência de hormônio da tireóide. O medicamento mais freqüentemente utilizado é a levotiroxina, mas há outros disponíveis. E o tratamento deverá ser seguido por toda a vida, mesmo se os sintomas desaparecerem, pois são freqüentes as recaídas com a interrupção do medicamento.
      A complicação mais grave do hipotireoidismo é o mixedema que pode levar ao coma, mas que felizmente é a rara. Ele pode ser causado por infecções, exposição ao frio, certos tipos de medicamento e outras doenças. No coma pelo mixedema ocorre alteração do comportamento, diminuição da respiração, queda da pressão sanguínea, do açúcar no sangue e da temperatura. Doenças cardíacas, infecções, infertilidade e abortamento, também podem ocorrer como complicações do hipotireoidismo.
Como o desenvolvimento dos sintomas e sinais de hipotireoidismo é tipicamente insidioso e a prevalência da forma subclínica é estimada em 40%, é recomendada a avaliação laboratorial de rotina na população em geral, mesmo na ausência dos sintomas.

     Atenção: Gestantes devem tomar precauções especiais, pois os níveis dos hormônios produzidos pela tireoide podem prejudicar o feto. O endocrinologista Paulo Augusto Carvalho Miranda, presidente da Sbem-MG (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia)  orienta as futuras mamães, dizendo que elas devem avaliar a função da tireoide durante o pré-natal e submeter o nenê ao teste do pezinho logo após o nascimento. “O teste do pezinho é fundamental para o diagnóstico precoce do hipotireoidismo congênito. Se a criança apresentar a doença, o tratamento deve ser iniciado imediatamente para evitar complicações por toda a vida, como déficit mental”, explica.
      Os problemas de tireóide são facilmente identificados através de exames de sangue, o TSH, que pode ser feito gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). 

      Fonte: Prontuário de Notícias, 23 de maio de 2011

Chá do idoso

Chá do idoso

      Amanhã, dia 25 de maio, será promovido na sede do Projeto AMAR, a 1ª edição do Chá do idoso.   Essa reunião de Jovens senhores da Terceira Idade será realizado pela Equipe Fubá para promover a Saúde do idoso na comunidade. Será a chance da comunidade em abraçar essa galera que tem tantas histórias para contar.
O trabalho é baseado na promoção do envelhecimento ativo e saudável; manutenção e reabilitação da capacidade funcional; apoio ao desenvolvimento de cuidados informais. A proposta de envelhecimento ativo e saudável busca oferecer qualidade de vida por meio da alimentação adequada e balanceada, prática regular de exercícios físicos, convivência social estimulante, busca de atividades prazerosas e/ou que reduzam o estresse, diminuição dos danos decorrentes do consumo de álcool e tabaco e diminuição significativa da automedicação.


Nesse dia terá uma gama de serviços prestados a comunidade, tais como a vacinação do idoso,avaliação fisica e nutricional, dicas de nutrição e dicas de exercvicios para o corpo. Avaliações odontológicas e dicas de como fazer a higiene dos dentes e próteses. Serão entregues também Kits Odontológicos e carteirinhas de vacinação, além de Aferição de Pressão Arterial e testes de glicose.




Local:  Rua Massiambu, 03. - Comunidade Fubá
Início: 14:00
Entrada: Franca.
Enfermeiro Responsável: Maria das Graças

5ª Feira de Vacinação em Madureira

5ª Feira de Vacinação em Madureira

    A quinta feira (24) começou movimentada para a população dos bairros de Madureira, Campinho, Cascadura e adjacências. Hoje, em vários pontos desses bairros, os cidadãos estão sendo vacinados contra a Influenza. A ação, nessa semana, está sendo realizada em parceria do Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) com a Globo Rio, 
    Poderão ser vacinadas pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, crianças de 23 meses a 2 anos e população indígena, além de profissionais de saúde que tenham contatos com a população e acompanhantes de portadores de necessidades especiais ou idosos. Quem foi vacinado nos anos anteriores deve levar o comprovantea um posto e caso não tenha a caderneta de vacinação, apresentar um documento de identidade. A meta da Prefeitura é vacinar, em toda a campanha, que começou no dia 5, pelo menos, 80% de cada um dos grupos prioritários, o que significa, no total, cerca de 960 mil indivíduos.
    A vacina protege contra os três principais vírus influenza que circulam no Hemisfério Sul, entre eles o A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina é segura, mas pessoas com história de alergia grave relacionada a ovo e seus derivados, ou com reação a doses anteriores, devem consultar um médico antes de serem imunizadas. Pessoas com quadro de doenças agudas, que apresentem febre ou com doenças neurológicas também devem buscar avaliação médica. Quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a vacinação.

 
  Quem ainda não recebeu a dose da vacinação é só procurar os nossos postos credenciados:
  Hipermercado WallMart : Av. Ernani Cardoso, 350 - Cascadura
  Mercadão de Madureira: Av Min. Edgard Romero, 239 - Madureira

22 de mai. de 2012

Influenza: Combate continua

Influenza: Combate continua


       Vendo o grande sucesso da nossa campanha de vacinação e a necessidade de continuidade, as equipes Fubá e Campinho, da Clinica da Família Souza Marques tiraram o dia de hoje para fazer a vacinação na áreas para os idosos acamados e com problemas de saúde grave,  montaram suas listas de acamados e idosos e foram a batalha.
         A vacinação da Equipe Campinho foi bastante proveitosa, A Tecnica Rute Guarany foi ao lado das Agentes Comunitário Kisses Daiane e Marcilene Vieira , na parte da manhã,  e vacinaram Dona Maria, uma idosa de 100 anos que tem dificuldades de locomoção e num local de dificil acesso. Já a Tarde, ao lado de Suzana Rezende e Marcela Moura , também Agentes Comunitárias, visitaram a casa de um casal de 73 anos (ela) e 69 anos (ele), conhecidos carinhosamente por Dona Maria e Seu Negão. Ao total, a Equipe Campinho fez o numero de 22 vacinas no dia de hoje e ainda ficaram de voltar a área para terminar a vacinação.


  Já a Equipe Fuba, teve o numero de 18 vacinas no período da manhã. A Equipe liderada pela Enfermeira Maria das Graças subiu o morro do Fubá e com muita simpatia e alegria foi levando a vacinação para a comunidade. A equipe também aplicou a vacina em uma cadastrada de 100 anos, dona Amélia. Além dela, vacinaram casos como o do Seu Maurício, um senhor de 82 anos de idade com problemas de locomoção, que logo ficou feliz com a presença da equipe, quem não gostou muito foi seu filho, Alexandre, de 33 anos, que brincou com o pai dizendo que tava com medo, mas recebeu a dose da vacina devido a sua condição de acompanhante.  A Técnica Lucivania Gusmão, junto com os Agentes Comunitário Rafael Moura ,Darliene Duarte, Déborah Fernandes e Raphael Silva completaram a chamada TROPA de ELITE DO FUBÁ, que estava desfalcada nessa ação.





 

    A ação de Vacinação no Fubá não param por ai. A TROPA de ELITE entrará em cena mais uma vez para vacinar os acamados que ainda faltam e na ação do dia 25 de maio, o Chá da Saúde, também ocorrerá a vacinação, mas dessa vez para os cadastrados que ainda não receberam a dose da H1N1.

O sucesso do Dia da Mancha

O sucesso do Dia da Mancha


   O III dia da mancha, realizado a cada 02 meses foi marcado pelo sucesso na conscientização. Os agentes comunitariosde saúde, juntos com a equipe técnica da Clínica da Família Souza Marques foram as ruas para conscientizar a População da sua função, principalmente nos adultos, já que a maioria da população adulta é resistente à hanseníase, mas as crianças são mais susceptíveis, geralmente, adquirindo a doença quando há um paciente contaminante na família. .


     A equipe Fubá parou o trânsito literalmente ao levar para a Avenida Ernani Cardoso folhetos de conscientização e o que não faltou bom humor e alegria. No fim, a equipe foi para a porta da Escola Municipal Paraná e fez a abordagem com os responsáveis e jovens que ali passavam. O real objetivo foi alertar a comunidade para que elees detectem manchas no corpo dos cidadãos manchas que possam indicar hanseníase ou câncer de pele.




   Já a Equipe Barão do Amparo, não perdeu tempo e por sua vez se direcionou a praça Marcia Mendes onde foi concentrado o foco da Ação. De lá foram caminhando fazendo um corpo a corpo com a comunidade explicando a cada um a importancia do tratamento da Hanseníase e as consequencias do não tratamento, já que a hanseníase é uma doença muito comum no Brasil, causada por um micróbio que ataca a pele e os nervos, principalmente, dos braços e pernas, podendo ser detectada através da percepção de manchas no corpo que não apresentam sensibilidade, podendo ser esbranquiçada ou avermelhada. Caroços ou nódulos também podem ser sintomas da doença. Vale lembrar que a Hansen não cuidada pode deixar o paciente incapacitado, causando problemas nas extremidades do corpo, como “garras”, falta de sensibilidade nas mãos, deformidade nos pés, mãos, nariz e orelha. “Ainda tem o estigma, por ser denominada de lepra, que vem desde a época de Cristo, e que causa muitas incapacidades. É transmitida pela respiração de uma pessoa doente, tem cura e o tratamento é gratuito

21 de mai. de 2012

III Dia da Mancha 2012

III Dia da Mancha 2012

    A cada dois meses, os brasileiros encontram pela frente a campanha de combate a Hanseníase, chamada O DIA DA MANCHA. A meta do SUS é erradicar a doença e para isso conta com a nossa ajuda. Nessa segunda feira, 21 de maio, as nossas 08 equipes sáirão em luta para previnir essa doença.
    Veja com a sua equipe onde terá uma ação e participe afinal de contas a ação é para todos.



   III Dia da Mancha: 21 de Maio
   Local: Clínica da Família Souza Marques
   Horário: A partir das 08:00

20 de mai. de 2012

Vai acontecer: Grupo de Diabetes

Vai acontecer: Grupo de Diabetes

     O Grupo de Diabetes da Clínica da Familia SouzaMarques foi criado com o objetivo de orientar e melhorar a qualidade de vida dos pacientes portadores de “Diabetes Mellitus” e dependentes de insulina para tratamento. O grupo realiza um trabalho de incentivo à prática de atividade física e adesão à alimentação balanceada a fim de obter melhor resposta ao tratamento. Criado por iniciativa da Dra. Vera e Técnica de Enfermagem Beatriz, o grupo se reúne mensalmente. Espaço onde são ministradas várias palestras por diversos profissionais, como: dentistas, nutricionistas e enfermeiros. 


A Próxima reunião do Grupo está agendada para o dia 12 de agosto a partir das 08:00

18 de mai. de 2012

Texto: A lenda dos enfermeiros

Texto: A lenda dos enfermeiros

   
 Fechando o último dia de homenagens, o Blog Clínica da Família Souza Marques traz uma reflexão para cada um dos nossos leitores,  uma singela homenagem a cada enfermeiro, cada técnico dessa Clínica da Família que faz do seu dia-a-dia uam batalha desde o seu acordar até o dormir.

        Parabéns a cada profissional que coloca esse dom de prática





Quando Deus criou o enfermeiro, teve de fazer horas suplementares. Era o sexto dia. Disse-lhe um anjo:
    - Senhor, há muito tempo que trabalhais para fazer este modelo! - Já pensaste na longa lista de símbolos especiais inscritos nesta encomenda? A obra tem de ser entregue sob a forma masculina e feminina, fácil de desinfectar, sem despesas de conservação e não pode ser de plástico. Ele deve ter nervos de aço, costas que resista a toda a provação, sendo ao mesmo tempo dócil e gracioso, para se poder sentir à vontade nos quartos de serviço demasiado pequenos. Deve poder fazer cinco coisas ao mesmo tempo, tendo o cuidado de manter sempre uma mão livre. - respondeu-lhe Deus.

O anjo abanou a cabeça e disse:
   - Seis mãos, isso é uma coisa impossível.- A dificuldade não está ai. O que me preocupa são os três pares de olhos que deve ter o modelo padrão; dois olhos para ver a noite através das paredes, durante as velas e para vigiar duas unidades; dois olhos atrás da cabeça para ver aquilo que não gostariam que ele visse, mas de que tem que ter absoluto conhecimento e, seguramente, dois olhos de frente, que olham para o paciente e lhe dizem: 'Compreendo-vos, estou aqui, não se preocupe' - Deus respondeu.

O anjo puxou-lhe gentilmente pelo braço e disse:
   - Ide dormir Senhor, amanhã de manhã continuareis.- Não posso. - respondeu o Senhor - Já consegui que raramente adoeça e se saiba tratar a si mesmo. Aceita que dez quartos duplos recolham quarenta doentes, mas nunca que dez postos de trabalho sejam apenas providos com cinco enfermeiros. Gosta muito da sua profissão, que exige muito dele e não é muito bem pago. Sabe viver com horários irregulares e, aceita ter poucos tempos livres.

O anjo andou lentamente à volta do modelo do enfermeiro e suspirou:
   - O material é demasiado mole.

Deus replicou:
   - Mas é tenaz. Tu não imaginas tudo o que ele pode pensar! Não somente pensar, mas avaliar uma situação e tomar compromisso.

O anjo inclinou-se mais sobre o modelo, passou-lho o dedo pela face e disse:
   - Vejo aqui uma fenda. Já vos disse que experimentais várias coisas no vosso modelo.- Esta fenda é feita por uma lágrima. - disse Deus.

- Porquê?
- perguntou o anjo.
- Ela corre nos momentos de alegria, de tristeza, de decepção, de dor e de desamparo. - explicou-lhe Deus - é a lágrima que serve de tubo de escape para o excedente.




Este post é dedicado a todos os que dedicam à vida a esta profissão...

'Os Anjos estão no Céu e os Enfermeiros na Terra'

17 de mai. de 2012

Música: Alcançar (Glória Estefan)

Música: Alcançar (Glória Estefan)

    Continuando com a série de homenagem, hoje trazemos a tradução de uma música que traduz os sentimentos desses profissionais. Glória Stefan nem imaginava que cada um desses profissionais buscam seus sonhos e fazem desses sonhos realidades, trazendo alegria para cada pessoa que encessita de sua ajuda. 

Reach (Glória Estefan)
           Alcançar (Tradução)

Alguns sonhos vivem para sempre no tempo
Aqueles sonhos, que você anseia com todo coração.
E eu farei o que for preciso, Seguir adiante com a promessa que fiz
Colocar tudo na linha, O que eu esperava, finalmente seria meu
Se eu pudesse alcançar, mais alto, Só por um instante tocar o céu
Deste único momento, em minha vida
Eu vou ser mais forte, Saiba que eu fiz o que pude
Eu colocaria meu espírito a teste, Se eu pudesse alcançar.
Alguns dias são destinados a serem lembrados
Aqueles dias em que nos elevamos às estrelas
Então, você prosseguirá com a distância dessa vez.
Vendo mais a altura, eu me elevo Que por mais que eu acredito
Tudo mais desse sonho será meu.
Se eu pudesse alcançar, mais alto Só por um instante tocar o céu
Deste único momento em minha vida
Eu vou ser mais forte Saiba que eu fizo que pude
Eu colocaria meu espírito a teste Se eu pudesse alcançar.
Se eu pudesse alcançar, mais alto, Só por um instante tocar o céu
Deste único momento em minha vida
Eu vou ser mais forte
Eu vou ser muito mais forte
Eu coloco meu espírito a teste
Se eu pudesse alcançar.
Se eu pudesse alcançar, mais alto
Se eu pudesse, se eu pudesse
Se eu pudesse alcançar
Alcançar, eu alcançaria, eu alcançaria eu alcançaria, eu alcançaria então muito alto... Ser forte

Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
14133 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.